scorecardresearch ghost pixel



Acha certo? HP vai bloquear cartuchos de outras marcas em suas impressoras

Impressoras que passaram por atualizações foram impactadas com a novidade. Usuários não gostaram da notícia.



A tecnologia tem transformado o modo como as impressoras funcionam, proporcionando então uma maior velocidade, qualidade e eficiência no que elas se propõe a fazer. Claro, essa notícia pode não ser tão positiva para os usuários da HP, uma das gigantes da tecnologia americana. Entenda por quê.

Leia mais: Fim das fotos borradas: empresa anuncia tecnologia que pode mudar tudo

Bem, a empresa tem implementado uma nova política de rejeitar cartuchos de tinta de terceiros em suas impressoras, incluindo não apenas aqueles que usam cartuchos mas também os que utilizam toner.

A mudança pode trazer dificuldades ao usuários que tentem utilizar cartuchos ou toners que não são originais em suas impressoras HP. Entenda melhor ao longo do texto.

Essa alteração foi incorporada por meio de uma atualização de firmware em alguns modelos de máquinas.

Mercado de tintas de impressoras surgiu por causa do alto custo do item

Ao longo do anos, o alto custo das tintas da impressora possibilitou a formação de um mercado paralelo de recarga e confecção de cartuchos realizadas por outras marcas. Desse modo, esse importante item teve o seu preço ficando bem menor. Por um lado, isso trouxe alegria aos usuários, mas levou prejuízo aos fabricantes dos cartuchos oficiais.

Diante desse cenário, a HP desenvolveu um sistema que permite a identificação do chip presente nos cartuchos de tinta, possibilitando então que a impressora pare de funcionar, caso seja detectado algo fora do padrão. Essa medida tem sido criticada no passado, mas parece que a empresa continua a intensificar os seus esforços para restringir o uso de cartuchos de terceiros em suas máquinas.

Depois da atualização, os usuários recebem a seguinte mensagem: “Chip de terceiros detectado. O cartucho indicado foi bloqueado pelo firmware da impressora por conter um chip de terceiro. Esta impressora foi criada para funcionar apenas com cartuchos novos ou recarregados com um chip novo, ou reutilizado da HP”.

As informações foram registradas a partir de uma impressora de um usuário da rede social Reddit.

Outras mensagens que também aparecem aos usuários afirmam que a atualização é uma medida de segurança.

“As atualizações periódicas de firmware manterão a eficácia das medidas de segurança dinâmicas e dos cartuchos de bloqueio que funcionavam anteriormente”, mostra a mensagem de erro na impressora.

HP é alvo de ações judiciais, após mudança

Nos últimos meses, a HP enfrentou várias ações judiciais nos Estados Unidos, Austrália e Europa devido às reclamações de usuários sobre a paralisação das máquinas graças ao bloqueio de cartuchos de tinta de outras companhias, então a HP foi condenada a pagar uma multa de US$ 1,5 milhão nos Estados Unidos e teve que pagar milhões em ações na Austrália e Europa, o que representa um grande prejuízo financeiro para a empresa.

Sem falar da possível ameaça criada à sua reputação por causa da experiência dos consumidores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário