scorecardresearch ghost pixel



Motoristas estão pulando de alegria com o desconto de 40% em multas

Motorista precisa aderir ao Serviço de Notificações Eletrônicas para receber o benefício. Veja como.



Em 2022, foram aplicadas 76.577.166 multas de trânsito no Brasil, de acordo com informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O número mostra que boa parte dos motoristas brasileiros já cometeram algum tipo de infração e foram pegos. Em muitas dessas situações, os valores envolvidos são significativos.

Leia mais: O terror dos motoristas: 5 multas mais aplicadas no Brasil no ano de 2022

A boa notícia é que o condutor pode receber desconto de até 40% ao quitar multas por meio do Serviço de Notificações Eletrônicas (SNE). Saiba mais sobre esse recurso ao longo do texto.

Segundo informações do Governo Federal, o SNE é um meio de comunicação virtual, oferecido pela Senatran, que possibilita o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital. Todos eles têm relação com as infrações de trânsito.

A ideia desse recurso é fazer com que a forma de pagamento das penalidades seja um processo simples e menos burocrático para quem cometeu a infração. O sistema está em funcionamento por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Com ele, o condutor conseguirá acessar informações sobre a multa, assim como o desconto.

Como funciona o desconto para multas de trânsito?

Para que os brasileiros conheçam e sejam incentivados a aderir o SNE, as instituições responsáveis pela criação do serviço disponibilizaram o benefício que oferece o desconto. Em resumo, no momento que o condutor se cadastra, ele será comunicado eletronicamente sobre todas as autuações e penalidades interestaduais feitas pelos órgãos de trânsito que também optaram por utilizar o Sistema de Notificação Eletrônica.

Desse modo, esse desconto é concedido ao proprietário do veículo que optar pelo sistema de notificação eletrônica. Isso quer dizer que assim ele já não receberá mais as comunicações das infrações impressas e por via postal, desde que reconheça a infração e não apresente defesa prévia e nem recurso.

Vale ressaltar que a adesão deve ser feita antes da data da infração de trânsito e que a quitação precisa ser efetivada até o dia de vencimento. A porcentagem referente ao desconto dependerá da etapa em que está o auto de infração.

Além dos descontos, fazer parte do  SNE oferece outras vantagens, como a agilidade na notificação da infração de trânsito, que é o que dá a chance ao condutor de regularizar o carro de forma praticamente imediata.

Como solicitar o desconto?

Para isso, é importante que o condutor realize o download do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, disponível tanto para aparelhos iOS quanto para Android. Logo em seguida, o usuário verá na tela principal, ao lado do seu nome, três linhas. Basta clicar ali para selecionar a opção “Preferências”.

O segundo passo é buscar o Sistema de Notificação Eletrônica – SNE. Desse modo, o motorista realizará o seu cadastro e indicará os veículos que tem. Por fim, é importante aguardar a aprovação das informações enviadas.

Desse modo, o condutor terá acesso a todos os dados das possíveis multas, inclusive os descontos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário