scorecardresearch ghost pixel



Alerta de golpe: falso ChatGPT rouba senhas de redes sociais; proteja-se!

Popularidade do uso de inteligência artificial tem sido usado por cibercriminosos para comer crimes; Saiba como se proteger.



Que o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial estão fazendo sucesso, ninguém discute. Contudo, o grande ponto de atenção é que cibercriminosos estão se aproveitando da fama desses aplicativos para aplicar golpes online. Nesse sentido, tem circulado, por exemplo, uma campanha maliciosa envolvendo o nome do ChatGPT para espalhar um vírus capaz de roubar senhas de redes sociais.

Leia mais: China bloqueia acesso ao ChatGPT e acusa IA de propaganda política

Os dados fazem parte de um relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky.

Ação criminosa na rede

Para espalhar o malware responsável pela invasão, os cibercriminosos criam grupos em redes sociais e fingem ser entusiastas do ChatGPT ou mesmo representantes da OpenAI, empresa que desenvolveu a tecnologia da ferramenta.

A partir daí eles divulgam links de supostas versões atualizadas do ChatGPT. Contudo, ao clicar no link, a vítima faz o download de um malware. Em suma, ele instala um dispositivo que rouba senhas de redes sociais como, por exemplo, Facebook, Tik Tok e Google.

Como se proteger de golpes

Quando uma ferramenta ou tema fica muito popular, é comum que criminosos tentem se aproveitar da situação para aplicar golpes. Para evitar situações como esta, é importante que o usuário fique atento à fonte oficial na hora de baixar materiais ou clicar em links na internet. Assim, o ideal é sempre desconfiar antes de clicar em links, assim como não baixar programas de fontes desconhecidas.

Por fim, usar senhas fortes e único, além de utilizar antivírus em todos os dispositivos (inclusive celular) também ajudam a diminuir as chances de ser atingido por algum destes golpes cada vez mais presentes na rede mundial de computadores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário