Ao chegar em um posto de gasolina para encher o tanque, os motoristas precisam ficar atentos a muitos outros detalhes além do preço exorbitante cobrado pelo combustível. Isso devido ao fato de que alguns golpes estão sendo aplicados nos postos, exigindo então a atenção dos clientes para que eles não se tornem as novas vítimas.
Leia mais: Evite os golpes, motorista: 4 erros nos postos de gasolina que dão prejuízo
Os frentistas e os donos dos postos têm se aproveitado da pouca experiência ou até mesmo da desatenção de alguns motoristas para aplicar golpes durante o abastecimento. Entre as principais reclamações dos clientes, estão as máquinas de cartão clonadas e as bombas adulteradas.
As bombas adulteradas se tornaram um assunto recorrente no país há um bom tempo. Inclusive, o Governo Federal está buscando formas de punir os postos que realizam a adulteração das quantidades de combustíveis vendidas. Em resumo, a ideia dos golpistas é cobrar um valor maior do que o referente à quantidade realmente usada no carro.
Como ocorrem os golpes no posto?
Com uma reportagem apresentada no Fantástico, ficou explícito como uma rede de postos de gasolina em Porto Alegre conseguia enganar os seus clientes. “Já aconteceu casos de a troca de óleo, o óleo estar novo. E o cliente ir para dentro da loja, e pegarem os frascos vazios e cobrar o valor como se fosse feito a troca”, explicou um ex-frentista do posto, que afirmou que a ordem era dada pelo proprietário do lugar.
Além disso, outro costume dos postos de combustíveis fraudulentos é fazer a venda de combustível adulterado, onde as quantidades de etanol ou aditivos estão em excesso, ultrapassando o limite permitido pela regulamentação.
Os especialistas indicam que os consumidores devem abastecer em postos de gasolina de confiança e em unidades já conhecidas. Além do mais, é muito importante manter a atenção ao entrar no posto, visto que alguns deles copiam as redes famosas, desde o uniforme até as cores utilizadas, para conseguir enganar os motoristas distraídos.