scorecardresearch ghost pixel



Alerta nos EUA: fungo que se ‘alimenta’ de Jack Daniel’s cobre cidade e aterroriza população

Os barris de envelhecimento de uísque espalhados na região podem ser os grandes aliados do fungo.



O fungo conhecido popularmente como “fungo preto” ou “fungo do uísque” tem preocupado os moradores de Lincoln County, no Tennessee, nos Estados Unidos. A espécie tem coberto a cidade com uma grossa camada preta que afeta árvores, casas, placas de trânsito, carros e outras superfícies.

Leia mais: Não é The Last of Us, mas fungo da vida real pode ‘comer’ carne humana

Acredita-se que o fungo se alimente dos vapores de álcool, o que tem levado os moradores a culparem a fábrica de uísque Jack Daniel’s, presente na região. Um morador chegou a entrar com uma ação na justiça, culpando a prefeitura por autorizar a construção de novas fábricas de bebida sem a apresentação das licenças adequadas por parte da empresa responsável.

Em entrevista à rádio WHNT, Patrick Long, um dos moradores afetados, afirmou que já gastou milhares de dólares para limpar sua propriedade com frequência. Ele também explicou um pouco mais sobre o fungo: “A evaporação do etanol que está dentro das casas de barril se transforma em um fungo preto que se liga a qualquer coisa que não se mova”.

A empresa responsável pelos barris de Jack Daniel’s, a Brown-Forman, afirmou que os vapores não causam problemas físicos e que estão dentro dos limites legais. Mesmo assim, um juiz ordenou que a construção de novas fábricas e depósitos fosse interrompida.

O que é o fungo do uísque?

O nome científico do fungo é Baudoinia compniacensis. Segundo uma pesquisa do Instituto de Saúde de Indiana, nos EUA, ele possui coloração preta e uma textura aveludada, criando uma crosta de 1 a 2 cm de espessura. A espécie é conhecida por crescer próximo a locais onde ocorre fermentação, em diversas superfícies.

O Instituto de Saúde afirma que não há relatos de riscos à saúde humana, mas recomenda o uso de máscaras do tipo N95, óculos de proteção e luvas para retirar o fungo de qualquer superfície. A espécie pode matar árvores, plantas e destruir propriedades, mesmo sem apresentar risco à saúde humana. O fungo é resistente a altas temperaturas, o que facilita sua propagação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário