Amar faz bem! 4 benefícios do amor no corpo que são perceptíveis

Confira todos os benefícios do amor para a saúde física e mental. Estar em um relacionamento saudável faz você viver mais e melhor.



Ninguém está imune ao amor. Ou seja, ele é um sentimento natural do ser humano e pode ser que apareça tardiamente na vida, mas ele sempre acontece. O que poucos sabem é que, quando amamos, nosso corpo libera substâncias químicas como a ocitocina, dopamina e endorfina. Elas ajudam a reduzir o estresse, melhorar o humor e nos fazer viver mais. Veja os benefícios do amor para o seu corpo!

Veja também: Falta educação emocional: saúde mental dos brasileiros não está boa

1. Benefícios do amor: menos estresse

Um dos principais benefícios do amor é que o amor pode reduzir os níveis de estresse. Quando nos sentimos amados e apoiados, nosso corpo libera menos cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, pode ajudar a diminuir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. Dessa forma, o amor pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão.

2. Reduz o surgimento de doenças

Outro benefício do amor é que ele pode melhorar a imunidade. Pesquisas sugerem que pessoas que se sentem amadas e apoiadas têm um sistema imunológico mais forte e são menos propensas a contrair doenças. 

Além disso, a ocitocina, hormônio liberado durante o contato físico e emocional, pode ajudar a reduzir a inflamação, o que é benéfico para pessoas com doenças autoimunes.

3. Você dorme melhor quando é amado

Quando estamos em um relacionamento saudável, nosso corpo libera menos cortisol e mais ocitocina, o que ajuda a entrar em um estado de sono mais profundo. Além disso, a sensação de segurança que o amor pode trazer pode ajudar a reduzir os pesadelos e melhorar a qualidade do sono.

4. A expectativa de vida aumenta

Por fim, o amor pode ter um efeito positivo na longevidade. Um estudo publicado em 2017 pelo jornal American Psychologist confirmou que estar em um relacionamento, seja novo ou de longa data, pode ajudar no aumento da expectativa de vida.

Além disso, o amor pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas, o que pode contribuir para uma vida mais longa e saudável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário