scorecardresearch ghost pixel



Amigo? Da onça: 5 sinais de que você está preso em uma amizade tóxica

Amigos também podem manter um relacionamento tóxico, por mais que você tente ignorar os sinais. Veja os alertas mais comuns de que é hora de se afastar.



Nem toda amizade traz apenas alegrias para a nossa vida. Algumas amizades são tóxicas e não fazem bem, mesmo quando somos resistentes e tentamos não notar o problema. Elas podem causar sofrimento, tristeza e ter consequências ainda mais graves. Saiba como identificar um relacionamento tóxico entre amigos.

Leia mais: 3 atitudes URGENTES para você salvar seu relacionamento

O termo “tóxico” é muito usado para os relacionamentos amorosos, mas algo assim também pode ser percebido entre parentes e amigos. Sim, mais do que você possa imaginar! Algumas pessoas, por carinho ou carência, se recusam a perceber que determinada relação precisa chegar ao fim, pois já não faz bem.

Relacionamento tóxico entre amigos

Infelizmente, é preciso saber reconhecer que nem todo “amigo” que está ao seu lado deseja o seu bem. Alguns podem ser possessivos demais ou até invejosos a ponto de prejudicarem tudo que te envolve. Por isso, é importante conferir quais são os indícios que indicam que você está preso em uma amizade completamente tóxica.

1. Cobra demais

Quando um amigo é exigente demais e cobra muito a sua atenção, ele deixa de respeitar alguns limites. Ainda mais quando a pessoa sabe que você precisa se dedicar a algum projeto ou simplesmente prefere ficar mais quieto na maior parte do tempo. Se a pessoa fizer joguinhos para ter a sua atenção, repense a amizade.

2. Te culpa por tudo

A pessoa que não te respeita vai sempre apontar o dedo para você. Vai tentar te diminuir e manipular. Se você não perceber logo, isso pode abalar o seu emocional. Caso briguem, busque ser sensato e não pegue para si toda a culpa.

Cada um com a sua responsabilidade.

3. Não querem te ouvir

Sabe aquele tipo de amizade onde o outro deseja a sua atenção integral, mas quando você quer compartilhar algum sofrimento que é só seu, parece que a pessoa nunca te escuta? Pois é! Pode ser que ela não seja tão sua amiga como você é dela. Cuidado com isso.

4. Diz coisas pesadas sobre você

Alguns amigos e colegas confundem a intimidade com maldade, então usam o conhecimento que têm sobre o seu ponto fraco para te deixar ainda mais triste e para baixo. Não permita isso. Não aceite os comentários maldosos. Se posicione. Caso a pessoa continue com este comportamento, é hora de se afastar. Xô, falsidade!

5. Medo e insegurança

Amizade boa é leve, sem cobrança, com confiança e parceria. Se sente medo, aperto no peito ou incômodo ao lado de alguém, estes podem ser sinais de que a pessoa não é sua amiga como você gostaria que fosse. Se afaste! Quem disse que você tem que conviver com quem te passa medo e insegurança?




Voltar ao topo

Deixe um comentário