Os consumidores brasileiros foram pegos de surpresa após anúncio divulgado na última quarta-feira, 29, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão informou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, além do uso de todos os produtos produzidos pela empresa Fugini Alimentos.
Leia mais: ATENÇÃO, consumidor: marca famosa de maionese precisa ser recolhida
Anvisa faz alerta sobre marca
A marca fabrica vários alimentos, como conserva de vegetais, maionese e mais. Você certamente já consumiu o mais popular: seu molho de tomate. A medida foi tomada após a agência realizar uma fiscalização em uma fábrica da empresa no interior de São Paulo. Veja mais detalhes ao longo do texto.
Segundo a Anvisa, a inspeção identificou problemas na fábrica situada em Monte Alto, São Paulo. Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros.
“Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final”, destacaram.
A determinação terá validade até o momento em que a organização passe a se adequar aos processos de fabricação. Ainda segundo as informações, essas práticas envolvem uma série de procedimentos para garantir a qualidade sanitária desses produtos, que vão deste as condições sanitárias e higiênicas até a capacitação dos trabalhadores.
Problema foi identificado na fabricação de maionese
O principal produto que apresentou problemas estava nos lotes de maionese, especialmente aqueles com vencimento em janeiro, fevereiro e março de 2024. A proibição também é válida para os molhos com data de vencimento prevista para dezembro de 2023, em específico para aqueles com sequência numérica de início 354.
Para os comerciantes que estão com essa marca em estoque, a orientação é buscar contato imediato com a Fugini Alimentos Ltda que, por sua vez, ficará responsável pelo recolhimento. A decisão foi adotada principalmente pelo uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese.
Em resposta, a Fugini divulgou uma nota afirmando que todos os produtos à venda no mercado estão seguros e que não há nenhum lote com recall. A empresa ainda destacou que todos os pedidos de alteração sobre processos indicados pela agência já foram corrigidos.
A marca caiu no gosto dos brasileiros, principalmente pelo molho que usa menos ingredientes, então logo foi considerada mais saudável do que outras que estão no mercado.