Há muitas marcas antigas famosas que, em um dado momento, foram perdendo a sua relevância e popularidade ao dar espaço para as novidades. Com isso, acabaram saindo do mercado e deixando saudades. Apesar do sumiço, muitas delas continuam sendo consideradas ícones comerciais, não é mesmo? É o caso dessa marca em especial.
Leia mais: Duas marcas famosas de chocolate devem se unir em breve; entenda por quê
Estamos falando da famosíssima Modess, que segue resistindo na memória das consumidoras brasileiras e que agora ganhou destaque novamente na mídia. O motivo de tanto disse me disse é que, após 15 anos fora do mercado, a logo que foi sinônimo de absorvente higiênico voltará a circular em todo o território nacional. É isso mesmo!
Veja mais informações ao longo do texto.
Com o passar dos anos, diferentes produtos foram desenvolvidos para absorver a menstruação das mulheres. Em 1930, a Modess foi a primeira linha de absorventes descartáveis a ser produzida no Brasil. A sua popularidade tomou proporções gigantescas, então atualmente ela é amplamente reconhecida como uma marca de absorventes higiênicos, ao ponto de seu nome se tornar um sinônimo do produto.
Mesmo após quase um século de existência, ela ainda permanece presente na memória das consumidoras, especialmente daquelas com mais de 30 anos de idade. Conforme as pesquisas indicam, o item ocupa a quarta posição no ranking das marcas mais lembradas. Ao menos quando se trata de absorventes.
Marca poderá voltar a ser comercializada
A Modess deixou de estar presente nas prateleiras do supermercado desde 2008, que foi o momento em que a empresa americana e responsável pelo produto, Johnson & Johnson, decidiu abandonar o símbolo para continuar com a fabricação da Sempre Livre.
Talvez seja por isso que a companhia não será responsável pelo relançamento. Quem está à frente dessa ação é a organização brasileira Ever Green, que atua no setor de produtos de cuidados pessoais para crianças e adultos.
Embora haja poucas informações sobre como todos esses fatos estão se desenrolando, em 2019, a Ever Green, que conta com mais de 30 anos de experiência em seu currículo, solicitou o registro da marca Modess junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Um detalhe que chama atenção está na Lei de Propriedade Industrial, que regula os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Segundo o dispositivo, é exigido o uso contínuo de uma marca após o seu registro. Caso isso não ocorra, a marca corre o risco de perder a sua validade após um período de cinco anos sem uso.
Isso, inclusive, permite que outra empresa possa obter o direito de utilizá-la. É por essa razão que é muito provável que o antigo produto que fez história no setor volte a ser comercializado.
De acordo com o CEO da Ever Green, essa iniciativa será uma maneira de elevar a participação de mercado da empresa, que já enfrenta a concorrência de outras marcas de absorventes. Mesmo competindo com grandes companhias multinacionais, a meta é conquistar 10% do mercado em dois anos.
A venda anual de absorventes higiênicos é estimada em cerca de R$ 4 bilhões no cenário atual.