Os aplicativos em segundo plano são aqueles que funcionam mesmo quando não abertos ou ativados. O fato de você receber mensagens do seu e-mail, rede social, entre outros, é somente uma consequência da atuação dele de forma “oculta”.
Veja também: Celular gamer: empresa lança aparelho com resfriamento igual ao de PC’s
Assim sendo, diversos aplicativos não utilizados – ou pelo menos com pouca notificação – continuam a consumir do processador, bateria e da memória RAM, o que pode deixar ele mais lento e com bateria enfraquecida.
O que fazer para reduzir os seus impactos?
Para fazer com que seu celular fique mais rápido e sofra menos da consequência de ter vários aplicativos em segundo plano à procura de informações o tempo todo, é preciso seguir algumas dicas.
- Caso tenha aberto um app recentemente, feche manualmente
Mesmo que a sua tela esteja em um aplicativo totalmente diferente, o fato de ter outros aplicativos abertos, impactam na saúde do celular. Pegue os aplicativos que você já utilizou e feche. É evidente que – mesmo com eles fechados – eles podem ainda funcionar em segundo plano. É para lá que vamos prosseguir.
- Desative as notificações
Os celulares, quando ativados em segundo plano, nos atualizam no momento da notificação. Simples notificações podem consumir mais recursos do sistema e impactar na duração da bateria. Para desativar a notificação de um aplicativo que você nem está utilizando direito, é preciso ir até suas configurações, prosseguir até os aplicativos e desativar a notificação.
- Limite os aplicativos em segundo plano
O local de configuração varia de acordo com o aparelho e o seu sistema operacional. Nos celulares Samsung, por exemplo, é preciso que o usuário siga o caminho:
- Configurações ->
- Assistência do aparelho e bateria – >
- Vá até bateria – >
- Acesse “Limites de uso em segundo plano”
- Ative a opção “Suspender aplicativos não usados”
Quando assim for, você não vai receber notificações deles. Sob o mesmo ponto de vista, daremos prosseguimento ao próximo tópico
Cuidados ao fechar apps em segundo plano
Caso você trabalhe diretamente com aplicativos de conversas, como é o caso do WhatsApp, com a suspensão do modo de segundo plano, você não receberá mais notificações até que o aplicativo seja aberto.
O mesmo serve para aplicativos de música que funcionam em segundo plano. Você pode até desativar a notificação deles se quiser, desde que não impacte no seu funcionamento. Antes de qualquer atividade, certifique-se de que o aplicativo que você vai modificar não impactará negativamente em seu funcionamento.
Outras funções de aplicativos em segundo plano são:
- Monitoramento da localização
- Execução de tarefas em segundo plano
- Realização de backups e sincronização
- Atualização do conteúdo para quando estiver fora da tela
Em suma: fique de olho nas utilidades acima e tenha uma preferência sobre a desativação da atuação em segundo plano de alguns apps que não serão impactados e pouco utilizados.