Já imaginou como seria ao usar um beliche durante uma viagem de avião? Talvez, mas tenha isso em mente, pois uma proposta da Universidade de Tecnologia de Delft, localizada nos Países Baixos, prevê a utilização desse conjunto de duas ou mais camas para uso nesse deslocamento nas alturas. Veja mais detalhes.
Leia mais: ‘Voa, Brasil’: NOVO programa do governo vai liberar passagens áreas por R$ 200
Destinado para as classes econômicas, o projeto sugere a utilização de camas dobráveis que podem ser ordenadas uma sobre a outra, isto é, em posição elevada nas fileiras que contam com três assentos. Outros viajantes poderão ficar acomodados na parte de baixo.
Segundo a universidade, a estratégia foi elaborada especialmente, nesse primeiro momento, para um modelo de avião, que também foi criado pela instituição acadêmica e está sendo chamado de Flying-V.
Como essa funcionalidade com beliches seria executada?
A ideia seria recolher as camas em momentos importantes da viagem, como a decolagem e o pouso. Dessa forma, os passageiros continuariam acomodados em suas poltronas. Já durante o voo, as camas seriam montadas.
As pessoas teriam acesso aos beliches com a ajuda de uma escada retrátil. A parte superior se assemelharia a uma cápsula, que preenche o mesmo espaço de um assento. Ali, poderiam ser adicionadas telas e alto-falantes para garantir o entretenimento. Também seria possível receber os serviços de bordo, como alimentação.
Toda essa comodidade já foi idealizada pela companhia aérea Air New Zealand, da Nova Zelândia. De acordo com a empresa, a previsão para que os beliches sejam incluídos em suas aeronaves já é para o ano que vem. O anúncio da novidade foi feito em 2020 e destinado à Economy Skynest, ou seja, para a classe econômica.
O plano não irá abranger a classe em sua totalidade, visto que somente três camas deste modelo, que contam como dois espaços, é que vão estar disponíveis aos clientes em cada avião. Ainda, os passageiros terão que desembolsar um valor específico para ter acesso a esse serviço. A quantia ainda não foi anunciada pela empresa.