Tudo indica que teremos o ChatGPT nos carros num futuro não tão distante. Ou ao menos algo derivado disso. Isso porque a General Motors (GM) está trabalhando em um assistente digital veicular que usa o mesmo modelo de inteligência artificial que está por trás do ChatGPT, chatbot da OpenAI.
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Desde 2021, a GM é parceira da Microsoft na área de direção autônoma e agora a bigtech está investindo pesado na integração do ChatGPT a uma série de aplicativos e serviços e, segundo a imprensa americana, os planos envolvem também os carros da montadora.
A informação saiu em primeira mão pelo site Semafor e foi confirmada por Scoot Miller, vice-presidente de veículo definido por software e sistema operacional da GM.
À Reuters, o executivo afirmou que eventualmente o “ChatGPT estará em tudo”, indicando que essa tecnologia poderá ser usada para ajudar a descomplicar manuais de carros, além de programar uma série de funções.
Como a GM pretente usar o ChatGPT nos carros da marca?
Além dos exemplos dados acima, a ideia é que modelos futuros da GM consigam oferecer aos motoristas um assistente digital poderoso não só para comandos no carro, mas também para orientações realistas e úteis, baseadas em inteligência artificial.
Se um pneu furar, por exemplo, o motorista poderá pedir instruções ao próprio carro sobre como proceder. Além disse, poderá programar funções, ativar lembretes e até mesmo agendar uma visita a uma oficina recomendada.
“Essa mudança não é apenas sobre uma única capacidade, como a evolução dos comandos de voz, mas significa que os clientes podem esperar que seus futuros veículos sejam muito mais capazes e novos no geral quando se trata de tecnologias emergentes”, destacou o porta-voz da GM à agência de notícias.
O assistente digital da GM com base no chatbot usará o serviço de nuvem Azure da Microsoft, que tem direitos exclusivos para a tecnologia OpenAI.