scorecardresearch ghost pixel



Chegou a hora: confira como baixar o programa e enviar a declaração do Imposto de Renda 2023

Prazo de envio do documento à Receita Federal começa nesta quarta-feira vai até 31 de maio. Confira os procedimentos.



A Receita Federal informa que começou o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023. A entrega da prestação de contas segue até o dia 31 de maio, garantindo aos contribuintes um mês a mais do que de costume.

Leia mais: INSS, PIS/Pasep e Bolsa Família: depósitos de até R$ 7.507,49 são liberados em março

Segundo o Fisco, cerca de 39,5 milhões de declarações deverão ser recebidas até o fim de maio. A expectativa é de aumento de 8,8% no volume em relação ao ano passado, já que não houve correção na tabela do imposto.

O Programa Gerador de Declaração (PGD) já está disponível para download, assim como o aplicativo Meu Imposto de Renda (iOS ou Android). Neste ano, mais pessoas poderão aproveitar as facilidades da declaração pré-preenchida.

Modelo pré-preenchido

A versão do documento existe desde 2014, mas neste ano pode ser utilizada já na abertura do prazo. Assim como o nome indica, ela é preenchida previamente a partir de informações que a Receita já tem sobre o contribuinte, como os dados que constam na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf).

Apesar da facilidade, o declarante é responsável por conferir, alterar, incluir e excluir o que for necessário. A declaração pré-preenchida pode ser encontrada no programa para computador e também no aplicativo, sendo necessário ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro para acessá-la.

Programa Gerador

O primeiro passo para enviar sua declaração de IR é fazer o download do programa, que pode ser encontrado neste link. Ele é compatível com os sistemas Windows, Mac, Linux e Solaris.

Se preferir usar o aplicativo, basta buscar os termos “Meu Imposto de Renda” na loja de aplicativos Google Play ou App Store. Outra opção é fazer sua declaração online, pelo portal e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), na aba “’Meu Imposto de Renda”.

Contudo, a terceira opção não pode ser usada por quem recebeu rendimento superior a R$ 5 milhões (tributável ou não); do exterior; referente a recuperação da parcela isenta da atividade rural; ou relativo ao lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.

Passo a passo

Depois de baixar o programa, é hora de reunir os documentos. A lista inclui informes de rendimentos da empresa, de instituições financeiras e de outros valores recebidos em 2022.

No programa, clique em “nova” e selecione “Declaração de ajuste anual”. Caso o documento do ano passado esteja no mesmo computador, basta selecionar “Iniciar Importando Declaração de 2022”. Se não estiver, clique em “’Iniciar Declaração em Branco”

O próximo passo é entrar na aba “Identificação do Contribuinte” e preencher todos os dados pessoais solicitados, como CPF e endereço. Também é necessário informar o número recibo da declaração enviada no passado, o número do título de eleitor e sua ocupação.

Não se esqueça de informar tudo que for preciso para não cair na malha fina. As fontes pagadoras e valores recebidos em 2022 devem ser incluídos na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo Titular”. Já os rendimentos isentos e não tributáveis (poupança, bolsa de estudos, etc.) são declarados na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”.

Preencha também a ficha “Bens e direitos” e informe as despesas dedutíveis (plano de saúde, cursos, etc.) na ficha “Pagamentos efetuados”. Feito isso, verifique se há alguma pendência, como campo não preenchido ou que precisa ser corrigido.

O passo seguinte é escolher entre o modelo de declaração completa ou por desconto simplificado. Por fim, informe uma conta bancária para receber a restituição e clique em “Entregar Declaração”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário