Se você fez planos de aproveitar o final de semana com um bom sol, é melhor ficar atento e encontrar uma nova programação. De acordo com a previsão do tempo, o Brasil continuará sob incidência de pancadas de chuva até a próxima terça-feira (21).
Leia mais: É possível pedir indenização por causa de prejuízos causados pelas chuvas?
Dessa forma, as chuvas acontecerão nos próximos cinco dias em diferentes áreas do país. No entanto, não será somente a chuva que poderá atrapalhar o fim de semana na praia ou clube dos brasileiros. Há previsão da chegada de uma nova frente fria no país, que promete abaixar a temperatura marcada pelos termômetros.
Chuva e frio em todo o país
Na região Sul, haverá dois cenários para os próximos dias. No centro-sul gaúcho, haverá o retorno das chuvas e a chegada da frente fria, No entanto, as chuvas ficarão mais concentradas nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai, com volumes de aproximadamente 35 milímetros. Em contrapartida, haverá redução das chuvas em Santa Catarina e no Paraná.
A chuva também se fará presente na região Sudeste, com volumes expressivos no oeste paulista, sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Assim, são esperadas pancada irregulares e baixos acumulados para o restante da região nos próximos dias.
Em contrapartida, as chuvas continuam sendo uma preocupação para os produtores agrícolas do Centro Oeste. Isso porque o alto volume de chuvas dos últimos dias tem impactado negativamente nas atividades de colheita e plantio, além de aumentar a umidade dos grãos armazenados. Desse modo, as chuvas continuam previstas para os próximos dias.
No Nordeste, muita chuva em forma de pancadas mal distribuídas e eventos extremos isolados na região. Assim, altos acumulados são aguardados entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Por outro lado, a Bahia se preocupa com o tempo seco e muito quente, visto que a previsão indica chuvas isoladas e com baixos acumulados para os próximos dias.
Por fim, a região Norte continua sob influência de chuvas frequentes e volumosas, principalmente na zona sul do Amazonas, Pará e Tocantins. Em Rondônia e no Acre, as chuvas também terão mais força nos próximos dias, porém com precipitados volumosos apenas em alguns pontos.