Um hábito muito comum para facilitar a limpeza da casa é utilizar papel alumínio como protetor do fogão. Ele fica entre as bocas para proteger o aparelho de respingos, manchas de gordura e outras substâncias.
Veja também: Fogão sujo não dá! Aprenda esta receitinha caseira que vai fazer milagres
No entanto, existem alguns bons motivos que você precisa conhecer e que farão você evitar o papel alumínio sobre o seu fogão. Confira abaixo cada um deles e redobre sua atenção.
Três motivos de por que você não deve utilizar o papel alumínio no fogão
Mesmo que seja algo muito comum, a verdade é que você não deveria usar papel alumínio para cobrir o fogão a sua casa. Existem três bons motivos pelos quais essa atitude é uma das que devem ser evitadas; confira:
Motivo 1: a primeira coisa que você deve saber é que o papel alumínio é um produto que conduz bem o calor. Isso quer dizer que sobre o fogão ele tende a ficar bem aquecido e facilita acidentes com queimaduras. Inclusive, se estiver muito perto da chama, ele pode ser o início de incêndio.
Motivo 2: os alimentos podem atingir pontos de cozimento diferentes justamente por causa da má distribuição do calor. É possível que uma parte do preparo queime enquanto a outra ainda não esteja na condição ideal.
Motivo 3: se houver algum acidente com o papel alumínio, ele pode deixar marcas sobre o seu fogão. Especialmente fogões com chapas de metal podem ficar marcados por muito tempo e as manchas são bem difíceis de se remover.
O que fazer para evitar o material?
Existem protetores específicos que podem ser utilizados para cobrir o fogão, mas o ideal é não utilizar nenhum tipo de material. Normalmente, o fogão é feito para que seja de fácil limpeza e não precisa ter as bocas protegidas.
Basta efetuar a higienização sempre depois de terminar o preparo dos alimentos. Além disso, o papel alumínio tende a causar um aspecto indesejado para o eletrodoméstico.