scorecardresearch ghost pixel



Conectadas: Mercado Livre abre 150 vagas em cursos online para mulheres na tecnologia

Iniciativa, chamada de Conectadas, já ajudou 2.589 jovens mulheres a desenvolver conhecimento na área. Inscrições vão até o dia 7 de abril.



A tecnologia é uma das áreas em maior crescimento e desenvolvimento do mundo. Vemos, inclusive, que cada vez mais jovens mulheres têm ingressado no setor e mostrado o seu potencial para inovação e liderança. Por isso, o Mercado Livre está trazendo uma novidade para ajudar a tornar essa presença ainda mais forte na área.

Leia mais: Bolsa de capacitação paga R$ 850 para alunos de escola pública; veja como participar

A gigante da e-commerce está com inscrições abertas para o programa Conectadas, destinada a mulheres de 16 a 18 anos. Há 150 vagas disponíveis. Veja como participar ao longo do texto.

O curso online de tecnologia é resultado de uma parceria com a iniciativa Reprograma e tem o objetivo de fortalecer a representatividade das mulheres na área, visto que esse ambiente ainda é fortemente influenciado por homens, conforme explica a gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta.

De acordo com informações da companhia, o projeto Conectadas atua desde 2021 em diversos países, como o Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru. Ele já ajudou a desenvolver o conhecimento de 2.589 jovens.

Para Motta, o Mercado Livre está buscando maneiras de usar a educação para popularizar as oportunidades, principalmente para as mulheres. Ela ressalta os dados da Unesco mostram que de 0,5% das jovens de 15 anos têm interesse em seguir carreira no setor de ciência e tecnologia, mas que a taxa entre os homens é maior: de 5%.

O que as mulheres vão encontrar no curso?

As interessadas vão participar de uma série de encontros, de forma online, que totalizam cerca de 16 reuniões. Na ocasião, os assuntos debatidos incluirão:

  • Transformação digital;
  • Economia 4.0;
  • Sustentabilidade;
  • Design da experiência do usuário;
  • Análise de dados;
  • Desenvolvimento de projetos e negócios digitais;
  • Marketing;
  • Comunicação digital;
  • Introdução a HTML.

Ao todo, o curso terá duração de 54 horas e ainda disponibilizará um acompanhamento de mentoras do Mercado Livre e da Reprograma, favorecendo o networking muito necessário nesse ramo de carreira. A estimativa é que 1.300 meninas de seis países diferentes participem da imersão tecnológica.

A edição do programa de 2023 ainda apresenta uma novidade: bolsas de estudo. O incentivo tem uma duração maior que o curso e é destinado para quem tem interesse em se desenvolver em Back-end Python.

Como se inscrever?

Para fazer a inscrição, é importante que as mulheres preencham as informações em um formulário. O prazo segue até o dia 7 de abril. Não é preciso ter algum conhecimento prévio sobre os assuntos que serão abordados.

Apesar disso, é importante seguir alguns critérios pra fazer parte da imersão, como se identificar com o gênero feminino, ou seja, ser trans, travesti e mulher cis. Além disso, apenas jovens entre 16 e 18 anos podem se inscrever.

Também é importante que as participantes saibam falar português e morem no Brasil.

Estudantes de escolas publicas ou bolsistas de escolas particulares terão preferência para garantir as 150 vagas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário