A falência do Silicon Valley Bank (SVB) trouxe questionamentos sobre os bancos brasileiros. Muitos clientes ficaram receosos e temeram os possíveis prejuízos. É o seu caso? Veja se, de fato, os bancos digitais do Brasil sofreram alguma exposição ligada à situação no banco americano.
Leia mais: Falência do SVB: clientes Nubank podem perder investimentos?
As incertezas envolvem os clientes de fintechs como Nubank, C6 Bank, Inter, Neon, Agi e Original. Apesar de todas as dúvidas e preocupações, os bancos digitais brasileiros não estão expostos, segundo os especialistas no assunto.
Isso porque o sistema financeiro é considerado sólido aqui no país.
Bancos brasileiros não sofrem exposição ao SVB
As informações foram divulgadas por meio de especialistas consultados pelo InfoMoney. Eles não acreditam em prejuízos para os bancos digitais do país e, por isso, tranquilizam os correntistas. Inclusive, os principais bancos do Brasil já se posicionaram sobre o assunto. Segundo eles, não existe qualquer exposição deles que preocupe.
Por essa razão, de acordo com os grupos, os clientes não precisam ficar aflitos com a situação atual do SVB, que foi fechado por autoridades americanas na semana passada. Isso porque muitos dos bancos digitais em atuação no nosso país sequer tiveram relação com a SVB, sendo assim, não foram financiados por ele.
Em comunicados enviados aos clientes, as instituições financeiras afirmaram que as medidas adotadas nos Estados Unidos e a regulação brasileira garantem a segurança dos recursos e dos depósitos realizados nas plataformas.
Além disso, os profissionais no assunto afirmam que o sistema financeiro brasileiro é sólido e que as camadas de segurança estabelecidas pela regulação são relevantes para garantir a segurança das operações bancárias no país.
Sendo assim, mesmo em uma situação de problema, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) assegura até R$ 250 mil por CPF depositados em instituições financeiras no Brasil.
Entenda de onde vem a preocupação
O Silicon Valley Bank (SVB) é um banco americano fundado em 1983. Ele ficou ainda mais conhecido por ser especializado em fornecer serviços financeiros para empresas de tecnologia, inovação e venture capital.
Ele era de grande importância para as startups e empresas de tecnologia por oferecer soluções de financiamento e investimentos. Apesar de toda a história do banco americano, em março deste ano, o SVB teve a falência decretada pelas autoridades americanas devido aos problemas de liquidez e práticas de risco na tesouraria.