scorecardresearch ghost pixel



Efeito dominó? Apenas em janeiro, mais de 70 empresas pediram falência

Empresas que entraram com pedido de falência são, na maioria, dos setores de comércio e serviços. Números preocupam.



Mais de 70 empresas entraram com pedido de falência em janeiro deste ano, a maior parte dos setores de comércio e serviços. Os números servem de alerta para a situação de queda em muitos negócios no país, a considerar o comparativo com o ano de 2022, ainda em recuperação da pandemia da Covid-19.

Leia mais:  Ex-ator da Globo decreta falência por dever R$ 1,2 milhão em cheque especial

O pedido de falência é uma ação judicial proposta quando a empresa não consegue mais pagar as obrigações financeiras e se declara como falida. O processo é considerado extremo, quando a empresa não consegue mais se recuperar financeiramente.

Pedido de falência

Os dados foram divulgados pela Serasa Experian. Somente no mês de janeiro, 72 empresas brasileiras entraram com o pedido de falência. Delas, 28 são micro e pequenos negócios, 25 médias empresas e 19 de grande porte.

A situação de inadimplência se mostra como uma grande preocupação para os economistas. A falta de capacidade para o pagamento ao longo de meses e anos pode levar muitas outras empresas à tentativa de recuperação judicial, por último, à falência.

Entre os setores que mais se destacaram nos pedidos foram os de comércio e serviços. O que justifica é, em grande parte, a dependência do mercado interno, bastante prejudicado pela inflação que diminuiu o poder de compra de muitas famílias brasileiras.

Por outro lado, as empresas ligadas ao setor primário ou industrial conseguem exportar os produtos e, por isso, sentiram menos os impactos e tiveram números pouco significativos no balanço sobre o pedido de falência em janeiro. A preocupação é com os impactos na economia como um todo, principalmente com o risco de aumento do desemprego.

Para evitar a medida extrema, a orientação dos economistas é que as empresas tentem avaliar todas as etapas dos processos operacionais, buscando mais economia, transparência, controle e método para manter um bom relacionamento com os credores e parceiros para conseguir apoio em tempos de crise.




Voltar ao topo

Deixe um comentário