Descendente da realeza: 6 sobrenomes de famílias nobres que você pode ter

Será que os seus antepassados eram nobres? Esta lista de sobrenomes de famílias importantes e seus significados pode responder isso.



Algumas pessoas têm curiosidade em fazer a própria árvore genealógica. Isso ajuda a descobrir a origem da família, considerando seu papel na história do país. No Brasil existem alguns sobrenomes não tão populares que pertenceram a grandes personalidades. Se você tem algum deles, é provável que os seus parentes tenham tido alguma relação com a nobreza imperial. 

Veja também: Vem de família: técnica ensina como descobrir o karma pelo sobrenome

Estes são os nomes de famílias importantes 

1. Alcântara

Pedro I tinha como um dos seus sobrenomes o “Alcântara”, que representa aquele que constrói impérios e cidades. Com o passar dos anos, esta nomeação também foi associada aos proprietários de terra.

2. Bragança 

Além de ser um sobrenome, também foi uma dinastia que dominou Portugal na conquista da independência. Seu significado está ligado ao castelo, fortalezas e os primeiros membros da família real que chegaram ao Brasil. 

3. Bulhões

Muitos colonizadores carregavam o sobrenome ‘’Bulhões’’, que é muito popular na Espanha. As famílias que chegavam na intenção de representar o projeto de colonização, eram prestigiadas e viviam em meio às regalias. 

4. Ludovico 

Embora Ludovico possa ser adotado como nome, artistas e guerreiros que se destacavam pelas habilidades, recebiam o sobrenome. Assim como os demais, expressava a classe social e a profissão das pessoas. 

5. Marinho 

Talvez o mais óbvio e comum da lista, Marinho destaca a importância da atividade dos marinheiros. O mar era a fonte central de riquezas e os profissionais responsáveis pelas navegações eram valorizados. 

E aí! O seu sobrenome está na lista dos mais importantes?

Os sobrenomes da lista estão ligados ao passado do Brasil, com a colonização portuguesa. No país, há uma diversidade de nomes por conta dos imigrantes, que conseguem verificar o significado, geralmente relacionado a status. 

Há alguns séculos, quando uma pessoa se apresentava, o sobrenome era uma espécie de título. Essa maneira de identificação, mostrava rapidamente a qual classe social e função na sociedade ele pertencia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário