Muitas pessoas não sabem que a maneira como dirigem pode ter um impacto significativo na durabilidade dos componentes do carro e nos custos de manutenção. E a manutenção corretiva de carros costuma ser um assunto até mesmo ignorado por muitos motoristas. Por isso, ter os melhores hábitos no volante podem te fazer não só um motorista de elite como um dos mais econômicos em comparação aos demais.
Leia também: Vão ficar sem dirigir! Prazo para renovar a CNH está acabando para ESTES motoristas
Muita gente não imagina, mas gastos inesperados e manutenções corretivas constantes podem ser evitados ao retirar vícios de direção. Isso pode, inclusive, prolongar a vida útil do seu veículo. Hábitos comuns, mas poderosos podem ajudar muito no dia a dia de todo motorista. Veja abaixo.
Quais hábitos no volante podem me fazer economizar?
1- Evitar passar em lombadas ou valetas na diagonal: movimentos torcionais ao passar em lombadas ou valetas na diagonal podem comprometer os componentes da suspensão e causar danos, como empenamento, folgas excessivas, rangidos e quebras. É recomendado passar na lombada em baixa velocidade, com as duas rodas dianteiras tocando simultaneamente o obstáculo.
2- Parar de pisar na embreagem sem motivos: o pedal da embreagem só deve ser pisado na hora de fazer as trocas de marcha. Pisar sem necessidade pode acelerar o desgaste do componente e é uma prática condenável.
3- Não frear constantemente: frear a toda hora e sem motivos consome mais combustível e desgasta as pastilhas e discos de freio mais rapidamente. O ideal é frear somente quando for realmente necessário.
4- Parar de “segurar” o carro nas ladeiras só com a embreagem ou na posição Drive: nunca deixe o carro engatado, “segurando” o veículo com o pé na embreagem ou na posição Drive em ladeiras, pois isso aumenta o desgaste do disco de embreagem. Em carros automáticos, é importante manter o pé no freio ou deixar o freio de estacionamento puxado quando o veículo estiver parado.
5- Evitar descansar a mão no câmbio: além de ser perigoso dirigir apenas com uma mão no volante, o peso da mão no câmbio pode forçar as engrenagens do sistema e contribuir para o desgaste prematuro de componentes da caixa de câmbio. Em carros automáticos, também não é recomendável deixar as mãos apoiadas no câmbio.