scorecardresearch ghost pixel



Vão ficar sem dirigir! Prazo para renovar a CNH está acabando para ESTES motoristas

Se a sua carteira de motorista venceu em 2022, é melhor conferir o calendário de renovação para não perder o prazo final.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento obrigatório para todos aqueles que desejam dirigir no Brasil. Além de tirar o documento, é necessário realizar a renovação dentro do prazo determinado para não dirigir na ilegalidade. Dessa forma, assim como o licenciamento do veículo, a carteira também precisa ser renovada.

Leia mais: Não é só a CNH: 4 documentos são obrigatórios para quem anda de carro

Sendo assim, é necessário que o condutor fique atento à data limite de ambos os documentos. É necessário, inclusive, lembrar que o prazo está acabando para um grupo de motoristas.

Como renovar minha carteira?

O processo de renovação da CNH começa por meio da solicitação online, realizada diretamente pelo site do Detran. Além do site, é possível realizar o pedido também pelo portal e no aplicativo do Poupatempo. Fácil, hein?

No caso das carteiras da categoria A e B, que são as mais populares entre os brasileiros, após a solicitação da renovação, será necessário comparecer a uma clínica cadastrada no Detran para a realização do exame médico. Vale ressaltar que o pagamento do exame deve ser feito diretamente no local.

Para as habilitações C, D e E, direcionadas para a condução de veículos maiores ou de carga, o primeiro passo a ser feito é marcar o exame toxicológico em uma das clínicas cadastradas.

Quem tem que renovar a CNH?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) realizou algumas alterações em relação à carteira. Desde então, o prazo de validade para a renovação da habilitação se altera de acordo com a idade do condutor, ou seja, podem variar. Os novos prazos ficaram estabelecidos da seguinte forma:

  • Até 50 anos: dez anos de validade;
  • Entre 50 e 69 anos: cinco anos de validade;
  • 70 anos ou mais: três anos de validade.

Desta forma, os motoristas que tem um prazo de vencimento do documento estabelecido para 1 de janeiro de 2023 em diante, deverão seguir os prazos de regularização de acordo com o cronograma usual. Em outras palavras, será preciso renovar o documento até 30 dias após o seu vencimento.

Últimos dias para renovar pelo prazo da pandemia

Ademais, o período havia sido estendido anteriormente devido à pandemia da Covid-19, contudo essa medida também está com os dias contados, visto que o último prazo estendido se encerra no próximo dia 31. Com isso, os condutores que ficaram com o documento vencido em julho de 2022 precisam ficar atentos.

Confira as datas finais para a renovação das carteiras vencidas em 2022:

  • Julho de 2022: até 31 de março de 2023;
  • Agosto de 2022: até 30 de abril de 2023;
  • Setembro de 2022: até 31 de maio de 2023;
  • Outubro de 2022: até 30 de junho de 2023;
  • Novembro de 2022: até 31 de julho de 2023;
  • Dezembro de 2022: até até 31 de agosto de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário