scorecardresearch ghost pixel



Digital skills: quem não tiver ESTAS habilidades poderá ficar sem emprego no futuro

Para construir uma carreira promissora, profissionais terão que se adaptar às digitais skills, que são competências importantes em um mundo tecnológico.



Já ouviu falar da digital skills? Elas consistem nas competências necessárias para lidar com tecnologias, como computadores, aplicativos e softwares, envolvendo a capacidade de acessar e analisar as informações. Com a crescente digitalização, essas habilidades são cada vez mais importantes para a vida pessoal e profissional.

Leia mais: 80 profissões que sumirão com o ChatGPT; tem até contagem regressiva

Atualmente, a aptidão para utilizar as ferramentas digitais de forma efetiva está sendo requisitada pelas empresas, logo aqueles que não dominam as máquinas estão ficando para trás. Entenda melhor ao longo do texto.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa europeia AND Digital, que atua no setor de treinamento em habilidades digitais, mais de 80% dos executivos reconhecem que a carência de competências digitais afeta negativamente as suas companhias.

Essa informação ressalta a constatação de que a vontade dos líderes de impulsionar a transformação digital em suas organizações nem sempre resulta em mudanças no perfil de trabalho dos colaboradores.

Habilidades serão essencial para os profissionais do futuro

A diretora da prática de talentos e organização da Accenture, multinacional de consultoria de gestão e tecnologia, Luciana Lutaif, afirma que essas habilidades serão um ponto importante no futuro para a construção de uma carreira de sucesso. Segundo ela, todas as instituições do setor de educação precisarão se preparar para conseguir capacitar os novos profissionais.

Outro levantamento, dessa vez realizado pela empresa americana de software on demand Salesforce, destacou que a taxa de taxa de trabalhadores que realmente estão interessados em saber mais sobre a digital skills é baixa. O percentual é de 28%. E boa parte deles, representando 76% afirma não ter todos os recursos para avançar no conhecimento sobre o tema.

Uma forma de contornar essa questão é observar se o empregador oferece maneiras de aprimorar essas competências. O COO e cofundador do Grupo Alura, Adriano Almeida, salienta que é importante para o empregado tomar iniciativa sobre o processo de aprendizado e já colocar tudo em prática.

Entre as digitais skills mais populares, estão a análise de dados, conhecimentos básicos em informática e compreensão de conceitos elementares de segurança na internet, como proteger informações pessoais e evitar ameaças cibernéticas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário