scorecardresearch ghost pixel



É fato ou fake: vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 causa AVC?

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos pediu para que as vacinas fossem investigadas, mas a causa do AVC pode ocorrer por outros fatores.



Desenvolvida a partir da variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e da variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação, a vacina bivalente contra a Covid-19 é uma versão atualizada da vacina usada em 2021. Na último 27 de fevereiro, ela começou a ser aplicada em todo o Brasil e está sendo alvo de rumores que apontam que o imunizante pode causar Acidente Vascular Cerebral (AVC). Veja a verdade ao longo do texto.

Leia mais: Xô, Aedes! Anvisa aprova vacina contra a dengue com eficácia de 80,2%; quem pode tomar?

As especulações que circulam nas redes sociais tiveram início depois que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos pediram que a vacina fosse investigada sob a alegação de que ela poderia apresentar risco de causar AVC isquêmico em pessoas com 65 anos ou mais que tomaram a dose.

Ela foi criada em uma parceria entre a Pfizer e a BioNTech. Toda a situação foi identificada pela Vaccine Safety Datalink por meio do seu banco de dados. Entenda se há veracidade nisso tudo.

Rumores de AVC podem não ser verdadeiros

Em comunicado à Reuters, a Agência Europeia de Medicamentos não identificou indícios de ligação entre o AVC e a vacina da Pfizer: “Até o momento, nenhum sinal desse tipo foi identificado na União Europeia. A agência continuará avaliando todos os dados disponíveis para determinar se as informações de segurança emergentes podem apontar para um sinal semelhante”, afirmou.

Juarez Cunha, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) explicou em entrevista ao Monitor R7 que cada país utiliza um esquema vacinal distinto, com um espaçamento maior ou menor entre as doses. Esse fato pode ter possibilitado a detecção da relação.

Ele contou também que os americanos começaram a campanha de vacinação com a dose bivalente desde setembro, onde 22 milhões de pessoas acima do 65 anos já receberam e, por isso, a experiência do país pode ser mostrar resultados mais intensos durante as adversidades.

No Brasil, a incidência é menor de 0,02 eventos para cada cem mil doses aplicadas da Pfizer, segundo mostra a nota técnica Nº 139/2022, do Ministério da Saúde. Cunha ainda explica que os casos de AVC podem acontecer por outros motivos. Os casos analisados pelo CDC mostraram que uma lista de outras razões podem ter influencia como a própria Covid e outros quadros respiratórios.

“Todas as análises que foram feitas até agora mostram que não é um risco estabelecido como uma preocupação.”

Em anúncio, a CDC indicou a continuação do uso da vacina para todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais, incluindo a dose bivalente. “É ferramenta mais eficaz que temos para reduzir mortes, hospitalizações e doenças graves por Covid, como já foi demonstrado em vários estudos realizados nos EUA e em outros países”, finalizou.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário