scorecardresearch ghost pixel



Em dúvida entre gasolina e etanol? Álcool só vale a pena em 2 estados

Relatório da ANP é um indicativo para que os motoristas analisem quais são os melhores preços dos combustíveis. Dá para investir no etanol? Veja!



A questão do preço dos combustíveis é mesmo um assunto de grande importância para os brasileiros, especialmente uma vez que os seus preços têm um impacto significativo na economia do país e no bolso dos consumidores. Por essa razão, já virou hábito dar uma conferida nos postos em busca dos melhores valores. O etanol segue sendo uma boa?

Leia mais: Não é só o estado, o bairro também influencia no preço da gasolina; veja a diferença

Segundo o último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é mais vantajoso abastecer com etanol em estados como Amazonas e no Mato Grosso. O estudo considera os dois tipos de combustíveis mais usados no país: a gasolina e o etanol.

Ele ainda serve como um importante indicativo que revela qual é a opção mais benéfica para o carro.

Etanol é mais vantajoso em dois estados

Os dados mostram que preço médio da gasolina está em R$ 5,60 enquanto o etanol está mais em conta, visto que é encontrado por até R$ 4,18. O levantamento em questão foi feito entre os dias 19 e 25 de março. O órgão geralmente publica a cada semana todas as informações relevantes acerca dos preços disponíveis no país.

Os brasileiros podem usar o recurso para realizar o cálculo sobre qual oferece o melhor custo-benefício em regiões distintas do Brasil, sem esquecer que a política de valores pode sofrer variações conforme as regras de cada estado.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a lista segue o conceito de paridade, isto é, o resultado do cálculo de média vem a partir do valor do etanol dividido pelo da gasolina. Sendo assim, os números que resultam em quantidade igual ou maior 0,70 é sinônimo de que a gasolina segue sendo a melhor alternativa.

Com essa ideia em mente, apenas os estados de Amazonas e Mato Grosso indicam o etanol como o melhor custo-benefício no momento. Já em todos os outros, a boa e velha gasolina parece ser a melhor opção. A tabela também salienta que a menor taxa de preço médio de combustível contabilizada é a de Mato Grosso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário