Se você está no mercado de trabalho, é importante estar preparado para as mudanças que estão por vir, principalmente quanto às habilidades. Segundo a Dell, 85% das funções que estarão disponíveis ainda não existem. Em um futuro próximo, a maioria das coisas será fornecida como serviço e não como produto.
Veja também: Líderes em Burnout: 12 carreiras mais suscetíveis ao esgotamento mental
Pode parecer algo distante, mas lembre-se que quem começou o ensino médio este ano estará se formando na faculdade em 2030.
Por isso, é importante que você tenha habilidades específicas em seu currículo para impressionar os empregadores. Foque em desenvolver essas habilidades para se manter competitivo no mercado de trabalho.
1 – Gestão de dados é uma das habilidades pedido no mercado de trabalho
Até 2030, será esperado que todos entendam como os dados afetam suas funções. Isso significa saber como encontrar informações e analisá-las, além de seguir as regras e regulamentos para trabalhar com dados de forma ética.
Em outras palavras, saber usar dados para trabalhar com mais eficiência será uma habilidade que os empregadores vão procurar.
2 – Inteligência emocional é fundamental
Desenvolver a empatia é uma habilidade importante para entender como as respostas emocionais afetam o trabalho de um indivíduo. É uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada, e é difícil de ser replicada por máquinas.
Dessa forma, isso inclui a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e ver o mundo do ponto de vista dela, o que ajudará no trabalho em equipe e no relacionamento com colegas de trabalho e clientes.
3 – Aprendizado constante, para toda a vida
Você já percebeu que o mundo do trabalho está mudando rapidamente e a ideia de ter um emprego para a vida toda está ficando para trás?
Com a transformação digital, as indústrias estão se transformando e as ferramentas ou tecnologias que são de ponta hoje podem estar desatualizadas amanhã. Ou seja, é por isso que é tão importante estar sempre aprendendo.