Evite os golpes, motorista: 4 erros nos postos de gasolina que dão prejuízo

Não se engane, cidadão. Alguns erros na hora de abastecer podem custar caro para o bolso e para o seu carro. Confira alguns cuidados básicos.



Com os preços dos combustíveis nas alturas, os motoristas buscam formas de economizar para que os gastos para abastecer o carro não apertem tanto o orçamento de toda a família. É claro que, para isso, é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas com o seu veículo. Confira quais são os principais erros.

Leia mais: Carros seminovos desvalorizam: chegou a hora de comprar o seu!

Infelizmente, muitos postos de gasolina no Brasil ainda apresentam inúmeras irregularidades. Mesmo com as fiscalizações feitas pelos órgãos responsáveis pelo acompanhamento dos preços e da qualidade dos combustíveis, muitos equívocos seguem sendo praticados pelos postos. O consumidor tem que fazer a parte dele e ficar atento.

Erros que podem causar problemas no carro

As irregularidades encontradas em muitos postos ferem os direitos dos consumidores. Entre as práticas mais comuns, estão a venda de combustível adulterado, assim como as bombas programadas para abastecer menos do que foi pago pelo motorista. Complicado, hein? Felizmente, algumas dicas ajudam os consumidores a ficar mais espertos na hora de abastecer para evitar os erros que podem causar problemas no carro e muitos prejuízos.

Confira abaixo alguns deles.

Atenção aos preços baixos demais: todo mundo gosta de promoção e desconto, certo? Mas algumas práticas em postos podem indicar que o produto vendido nas bombas é de baixa qualidade. Se for um posto sem bandeira conhecida, desconfie duas vezes mais!

Cuidado com os “camaleões”: estes são os postos que imitam a identidade visual de grandes marcas na intenção de confundir os motoristas mais desatentos. Você pode abastecer pensando que está em uma rede de qualidade quando, na verdade, pagou caro por um produto sem a mesma procedência.

Tem selo ou certificação?: isso é algo importante a ser observado antes de abastecer, já que os postos que passam por fiscalização de órgãos como a ANP e o Inmetro têm os adesivos em lugares visíveis para garantir mais segurança aos motoristas.

Peça a nota fiscal: é o documento mais importante e que pode garantir os seus direitos, até mesmo quando for preciso fazer alguma denúncia de irregularidade. Lembre-se sempre de abastecer em postos confiáveis para evitar os problemas no veículo e muitas dores de cabeça.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário