scorecardresearch ghost pixel



Brasileiros estão surpresos com novos esquemas nos postos de combustíveis

Tentativas de golpes estão se tornando cada vez mais comuns na hora de abastecer o veículo. Veja como se proteger.



Todos os dias, os criminosos criam novas formas para se aproveitarem das pessoas. Além do preço do produto em si, quem vai abastecer o veículo agora tem novas preocupações quando está no posto de combustível: os golpes.

Leia mais: Motoristas podem obter 40% de desconto no pagamento de multas; saiba como

À medida que novos esquemas surgem na praça, é importante conhecê-los e ficar atento para não ser mais uma vítima. Para te ajudar a se proteger, selecionamos alguns golpes relatados por consumidores. Confira!

Maquininha de cartão

Os frentistas mal-intencionados se aproveitam do cliente na hora do pagamento, especialmente quando estão desatentos ou com pressa. Com o avanço da tecnologia, muita gente passou a utilizar pagamentos por aproximação e nem mesmo confere se o valor está correto na maquininha de cartão.

Esse velho e conhecido golpe consiste em passar um valor maior, normalmente acrescentando zeros, para ganhar mais (exemplo: a compra foi R$ 20, mas ele passa R$ 200). Para evitar que isso aconteça, sempre confira o valor e peça o comprovante.

Bomba alterada

Esse segundo esquema consiste em exibir no display o valor solicitado pelo cliente, mas encher o tanque com menos combustível. O controle é feito remotamente, por controle ou celular, por outro funcionário ou até pelo mesmo.

Nesse caso, é um pouco mais difícil identificar que você pagou mais do que recebeu. Contudo, o consumidor pode reclamar com os responsáveis e até solicitar uma vistoria dos órgãos responsáveis para verificar essa diferença.

Combustível adulterado

Outro golpe conhecido nos postos de combustíveis é a venda de produtos adulterados. Além de gerar prejuízos imediatos, como a queda no rendimento do veículo, esse tipo de produto ainda pode causar danos ao motor do carro.

Em geral, o com combustível é diluído em substâncias solventes, como metanol, álcool, biodiesel e até água, dependendo se é gasolina, etanol ou diesel. Para fugir desse problema, é importante escolher sempre postos de confiança e desconfiar de preços muito baixos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário