Há alguns anos o óleo de peixe é considerado um dos ingredientes essenciais para a saúde humana, especialmente no combate ao câncer, por exemplo. Contudo, estudos recentes sobre o famoso ômega 3 mostram que ele pode ter um efeito colateral pouco desejado. É possível que uma dieta rica com esse nutriente facilite a queda de cabelo.
Veja também: É por isso que seu cabelo está seco e sem brilho; estes 6 erros são fatais
Alimento saudável pode facilitar a queda de cabelo?
As informações foram divulgadas no site Meganotícias e mostraram que o ômega 3 realmente promove muitos benefícios à saúde. Ele aumenta a capacidade anti-inflamatória do próprio organismo, regula os níveis de colesterol, reduz a pressão e várias outras coisas.
No entanto, um estudo recente utilizou ratos de laboratório para mostrar que o ômega 3, presente em abundância em óleos de vários peixes, pode causar calvície, ou seja, queda de cabelo.
Ômega 3 se aloja na pele e pode causar a calvície
A pesquisa foi conduzida pelo médico Dr. Bing Li, o qual tinha o objetivo de avaliar a relação entre gorduras e tumores. Para isso, os roedores se alimentaram com vários tipos de óleos, dentre eles o de peixe.
Depois de um certo tempo, apenas os ratos que comeram óleo de peixe começaram a perder pelos em suas costas. Diante do resultado, a pesquisa foi direcionada para o aprofundamento do efeito observado.
Segundo a pesquisa, o ômega 3 ficou alojado na pele dos roedores, ativando o sistema imunológico no local. Um dos agentes que o próprio corpo produz causou a morte de células foliculares, o que pode causar queda de cabelo.
Não corte o ômega 3 da sua dieta!
O efeito em humanos ainda não foi estudo e não dá para saber se o comportamento do ômega 3 seria similar também nas pessoas. Pesquisas futuras podem responder a essa questão, mas é preciso lembrar que os ratos de laboratório são utilizados em estudos justamente por apresentarem respostas orgânicas bem parecidas com as dos humanos.