Grande asteroide pode se chocar com a Terra; veja quando vai acontecer

Um grande asteroide foi descoberto e apresenta uma chance maior do que a média de colidir contra o planeta. Veja quando isso pode acontecer.

Daqui 23 anos, um asteroide de quase 50 metros de diâmetro vai passar bem perto da Terra. De acordo com a NASA, as chances de acontecer algum tipo de acidente, como uma colisão contra o nosso planeta, são remotas e muito baixas. O problema é que dentro de duas décadas, a rota do objeto pode mudar bastante.

Veja também: Descubra quais são os animais vivos mais velhos do planeta Terra

Asteroide de 50 metros passará muito próximo à Terra

De acordo com os dados divulgados pela própria NASA, as chances que o asteroide apresenta de bater na terra são de 1 em 600. Isso deve acontecer apenas daqui 23 anos, ou seja, apenas em 2046.

O nome do objeto é 2023 DW e a revelação pública sobre ele aconteceu no Twitter. Foram os funcionários do departamento de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO) que soltaram a informação.

As chances que o asteroide apresente de se chocar contra o planeta Terra são bem maiores do que a média. Contudo, segundo as autoridades, o objeto continua em uma posição segura, sem apresentar maiores riscos.

O que acontece se houver uma colisão?

A expectativa é de que o asteroide passe muito próximo do planeta no dia 14 de fevereiro de 2046. As chances de uma colisão são calculadas diariamente para estudar a rota que o asteroide tem feito.

“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro. Os analistas de órbita continuarão monitorando o asteroide 2023 DW e atualizarão as previsões à medida que mais dados chegarem”, disse a NASA em seu Twitter.

Caso um pedaço de rocha espacial de quase 50 metros de diâmetro bata na Terra, os estragos podem ser bem grandes. Contudo, a situação depende do local do acidente. Mas esse objeto é suficientemente grande para destruir quase um país inteiro.

Porém, não há com o que se preocupar nesse momento, já que a rota do asteroide tende a mudar nos próximos dias.