Homem sobrevive 24 dias à deriva no mar com “sopa de ketchup” e ganha barco

Você aguentaria comer apenas ketchup durante 24 dias? Elvis François conseguiu e vai ganhar um barco por isso.



Pode parecer enredo de um filme, mas esta história é real e ocorreu na pequena ilha caribenha de Dominica, com um residente local chamado Elvis François. Ele estava trabalhando em mais um dia comum, consertando o motor de um barco, quando foi arrastado por correntes de água fortes para o mar aberto

Leia mais: Nova Atlântida? Cidade perdida é encontrada e nela não há oxigênio

As correntes que levaram François vêm da ilha de St. Maarten, uma ilha no Caribe dividida entre França e Holanda. Elas o levaram até a costa da Colômbia, onde ele ficou à deriva por 24 dias, sozinho, sem comunicação e com o motor do barco quebrado

Sem comunicação e sem nenhuma outra alternativa, François precisou agir com calma e pensar em estratégias para sobreviver. No barco, ele só encontrou temperos e ketchup, que normalmente eram usados para temperar frango. A alternativa que encontrou foi fazer uma sopa com esses produtos.

Elvis também encontrou um recipiente com água suja, que ele coou através de uma camiseta para poder beber. Ele repetiu o mesmo processo para fazer sopa com a água e os temperos encontrados. Algumas vezes, precisou recolher água da chuva e comer algas marinhas para se alimentar. Como não havia fogão no barco, Elvis improvisou e usou um tanque de propano que encontrou para aquecer a sopa e a água.

Sobre o gosto da sopa, Elvis disse: “Para mim estava tudo bem, eu poderia viver daquilo. O ketchup funcionou para mim. Se eu não o tivesse, acho que não estaria vivendo hoje para contar essa história”. O pote de ketchup havia chegado ao fim no dia em que o homem foi resgatado.

Famosa marca de ketchup dos EUA presenteou Elvis com um barco

Depois de saber toda a história e ver a repercussão nas redes sociais, a marca de ketchup que Elvis consumiu durante o período em que esteve à deriva decidiu ajudá-lo e presenteá-lo com um novo barco.

A Heinz se mobilizou e criou uma campanha nas redes sociais para achar François. Em resumo, o comunicado da empresa dizia o seguinte: “Recebemos milhares de curtidas, compartilhamentos e mensagens gentis em nossa busca para encontrar Elvis François. Foi um esforço de grupo incrível em seis continentes que levou a centenas de artigos e pistas e nosso eventual contato com Elvis.”

No dia 18 de janeiro, a Marinha da Colômbia divulgou um comunicado informando sobre o caso de Elvis François. Segundo a Marinha, ele foi encontrado a bordo do barco a aproximadamente 120 milhas náuticas a noroeste de Puerto Bolívar, um porto localizado no norte da Colômbia, no Mar do Caribe.

Além disso, a Marinha relatou que a palavra “HELP” (socorro) escrita no casco do barco ajudou no resgate. Elvis encontrou uma lata de tinta spray cinza no barco e usou-a para escrever a palavra várias vezes no casco.

Após o resgate, Elvis foi levado para Cartagena, onde passou por uma avaliação médica antes de seguir para Dominica. Sua primeira refeição em “terra firme” foi composta por duas fatias de torrada, queijo e aveia – nada de ketchup desta vez!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário