O iFood investe em tecnologia para garantir a entrega mais rápida aos clientes. Quando uma pessoa faz o pedido, cinco critérios principais são considerados para definir a distribuição. Veja o segredo revelado do iFood e entenda toda a trajetória.
Leia mais: Cliente se recusou a dar código para entregador; por que iFood criou senha?
O algoritmo do iFood seleciona qual o entregador ficará responsável por levar o pedido até o cliente. É preciso criar um sistema que realmente funcione e investir muito em tecnologia. Afinal de contas, a empresa tem mais de 60 milhões de pedidos entregues todos os meses.
Segredo do iFood é revelado
Se você já se pegou pensando qual é o caminho do seu pedido em um aplicativo de delivery até que o alimento seja entregue na sua casa, o segredo revelado do iFood dá uma boa noção das etapas seguidas pela plataforma, que tem mais de 1,5 milhões de downloads mensais.
A empresa oferece o serviço em mais de 1200 cidades brasileiras. Para que tudo corra bem, com a entrega no tempo previsto, o iFood conta com a ajuda da tecnologia pelo algoritmo.
O app prioriza a proximidade do entregador com o ponto de retirada. É uma estratégia para diminuir o tempo de espera, garantindo que o pedido chegue muito mais rápido até a casa do cliente.
Há ainda mais um detalhe. As lojas com alta demanda podem ter entregadores preferenciais. Mas, para isso, é preciso que os profissionais responsáveis pela entrega se vinculem a um operador de logística dentro do iFood.
O algoritmo também avalia os agendamentos de entrega, as boas práticas no uso do aplicativo pelos entregadores e detalhes específicos do pedido, como peso, distância e forma de pagamento.
Novidade sobre pontuação
Uma novidade que deve chegar em breve aos entregadores é que a plataforma estuda um esquema de pontuação. Por ele, aqueles que tiverem maior pontuação podem receber mais pedidos.
Além disso, aqueles que fazem a entrega e usam bicicleta são direcionados para os pedidos mais leves, lugares mais próximos e pedidos já pagos pelo app. Enquanto os entregadores de moto ou carro ficam com os volumes maiores e distâncias mais longas.
São vários fatores e muita tecnologia envolvida para que o iFood consiga diminuir o tempo de entrega do pedido e melhorar a experiência dos clientes, enquanto dedica atenção especial aos entregadores.