scorecardresearch ghost pixel



Inacreditável: Xiaomi cria maneira de recarregar celular em 5 minutos

Nova tecnologia foi apresentada durante a Mobile World Congress; Veja os detalhes.



Bateria que vai de 0% a 100% em apenas cinco minutos! Isso é o promete a inovação anunciada pela Xiaomi durante a Mobile World Congress (MWC 2023). O carregamento rápido seria possível em baterias de 300W. No entanto, ainda não há data para que a tecnologia esteja disponível para o público em geral.

Leia mais: Desative já: estas opções ‘inúteis’ ACABAM com a bateria do seu celular

O evento de tecnologia ocorre em Barcelona, na Espanha.

Tecnologia aplicada

A novidade da Xiaomi foi anunciada menos de seis meses após o lançamento do carregamento de 210W do Redmi Note 12 Explorer. Neste caso, a bateria chega a 100% em pouco mais de 10 minutos. Já no caso do funcionamento da nova recarga a apresentação ocorreu em um celular Redmi Note 12 Pro+ modificado com uma bateria de 4100mAh.

Em suma, a bateria usada na apresentação, atingiu 20% em pouco mais de 60 segundos e, em dois minutos e 12 segundos, chegou a marca de 50%. Por fim, a entrada de energia era de pouco mais de 290W.

Apesar da rapidez, o novo carregador da Xiaomi tem um tamanho próximo ao anterior, de 210W. A empresa explicou que essa manutenção de tamanho é resultado do uso de um design modular que dissipa melhor o calor dentro do aparelho. Na prática, a bateria de íon de lítio contém células de 15C, ou seja, mais potentes que as anteriores, de 10C.

Tudo isso desemboca na redução da espessura dos eletrodos em 35%. Desta forma, as células 15C são ultrafinas e ficam empilhadas com materiais térmicos. Desta forma, há dissipação de calor junto à otimização de espalho interno.

Apesar da rapidez dos carregamentos apresentados pela Xiaomi, há uma preocupação do mercado em relação à vida útil das baterias. Isso porque, geralmente a vida útil de baterias com maior potência de carregamento é menor.

Entretanto, a Xiaomi ainda não se manifestou sobre esse ponto de atenção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário