O uso da inteligência artificial (IA) já se tornou algo comum nas empresas de tecnologia, e tem se tornado cada vez mais recorrente no dia a dia dos internautas. Assim, em poucos minutos, a inteligência artificial é capaz de criar qualquer coisa, seja de forma detalhada solicitada pelo usuário, ou coisas inusitadas.
Leia mais: Criador do ChatGPT teme que a humanidade seja destruída por inteligência artificial
Desse modo, a IA oferece um mar de opções para muitas pessoas que querem se divertir e colocar sua criatividade em prática. Alguns perfis das redes sociais foram criados exatamente para divulgar essas imagens criadas pela inteligência artificial, como no caso do perfil @ailoubfreitas no Instagram.
Uma das criações de imagens feitas pela IA que mais viralizou na internet foi a feita por este perfil citada acima. Neste caso, Lucas Freitas mostrou ao público o resultado de seu pedido feito a um gerador de imagens: que ele transformasse países em vilões.
Como o Brasil foi representado pela inteligência artificial?
A primeira publicação da série de países que se tornaram personagens vilões aconteceu no dia 8 de janeiro. Por meio dela, diversos outros países foram desenhados pelos geradores de imagens, dando início a uma verdadeira saga.
Sendo assim, a imagem do personagem do Brasil foi mostrada ao público em seguida, na segunda parte da publicação da série de postagens. O gerador combinou diversos traços da natureza brasileira para criar o vilão brasileiro, resultando em um monstro verde que sai das águas. Confira:
Além de países, Freitas também transformou cada planeta do sistema solar em vilões. Todas as imagens criadas podem ser vistas por meio do perfil do criador.
Como as imagens foram criadas?
A inteligência artificial utilizada pelo usuário foi o MidJourney, um laboratório de pesquisa independente que produz programas de inteligência artificial por meio de descrições textuais. Ou seja, assim que o usuário descreve o que deseja, a imagem será gerada de acordo com os detalhes descritos no texto.
Dessa forma, para conseguir transformar o Brasil em um país vilão, foi necessário informar traços da natureza, da cultura brasileira e outros aspectos que estejam no imaginário popular. Nos desenhos de outros países, também é possível perceber a força da cultura nos personagens.
No caso do Japão, o vilão foi um samurai, ícone da cultura japonesa. Já o vilão chinês desenhado foi um dragão, que simboliza diversos aspectos na China. Assim, as formas e características de cada vilão foram se alterando de acordo com o país selecionado.