A Receita Federal anunciou que a declaração pré-preenchida está liberada aos contribuintes que precisam fazer a declaração do Imposto de Renda 2023. A versão está disponível desde quarta-feira (15), início do prazo de entrega das informações. Saiba quais as vantagens de usar o modelo e o que merece a atenção dos contribuintes.
Leia mais: IR 2023: 7 benefícios de entregar a declaração com antecedência
A opção é uma boa alternativa para aqueles que querem economizar tempo e evitar erros. Além disso, outra grande vantagem do uso da declaração pré-preenchida é a prioridade na hora da restituição do Imposto de Renda, novidade anunciada pela Receita Federal neste ano.
Declaração pré-preenchida é liberada
A declaração pré-preenchida foi liberada pela Receita Federal como forma de auxiliar os contribuintes na hora de prestar contas sobre os rendimentos do ano anterior.
É um processo simples e fácil, que tem a intenção de garantir mais comodidade Apesar disso, todo contribuinte é responsável pelas informações declaradas à Receita.
Dessa forma, por mais que a declaração pré-preenchida facilite o processo de prestação de contas, é essencial conferir se todos os dados estão corretos. Caso contrário, se existir alguma irregularidade que tenha passado sem ser notada pelo contribuinte, o risco é de cair na malha fina.
No primeiro dia da declaração, até às 12 horas, mais de 565.965 declarações foram entregues à Receita. Desse total, boa parte usaram a declaração pré-preenchida, sendo cerca de 288.368 contribuintes.
Por que as pessoas estão optando pela declaração pré-preenchida?
Muitos daqueles que deram preferência para o modelo estão de olho na restituição. É que a Receita Federal divulgou que aqueles que usarem o modelo entram nos grupos com prioridade no recebimento da restituição. Ou seja, ficam logo nos primeiros lotes.
O modelo nada mais é do que a possibilidade de buscar as informações que foram declaradas no ano anterior, em 2022, tornando o processo de declaração ainda mais rápido e prático.
Para usar a versão pré-preenchida o contribuinte precisa ter acesso por meio do sistema gov.br, com nível de segurança prata ou ouro.