scorecardresearch ghost pixel



IR 2023: usar declaração pré-preenchida dará prioridade na restituição

Agora vinculada ao perfil Gov.Br dos contribuintes, a declaração pré-preenchida está sendo incentivada pela Receita. Veja como aproveitá-la!



A declaração pré-preenchida é um dos maiores destaques da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física em 2023. Isso porque ela promete economizar o tempo do declarante e evitar erros. Continue lendo para ver como funciona e descobrir se vale a pena usar este ano.

Leia também: Imposto de Renda 2023: veja como aumentar a restituição e reduzir a dedução fiscal

Apesar de estar sendo comunicada como uma promessa pela Receita Federal, a declaração pré-preenchida não é uma novidade. Ela já existia antes, mas teve mudanças este ano. Quem utilizá-la também terá prioridade para receber a restituição do IR 2023.

Como usar esse recurso?

Para utilizar o recurso, o contribuinte deve ter uma conta Gov.Br prata ou ouro, disponível para quem verificá-la a partir de sistemas do governo ou por meio de bancos credenciados, por exemplo.

Para funcionar, além de importar os dados da declaração do ano anterior, a ferramenta puxa também dados do que aconteceu no seu CPF em 2022, com base nos dados já enviados ao Fisco por empresas e entidades.

Confira os dados que a ferramenta terá este ano:

  • Dados sobre imóveis adquiridos, informados por ofícios de notas. Segundo a Receita, a aquisição vai aparecer como um novo bem, com uma descrição contendo endereço, vendedor e valor da compra;
  • Doações efetuadas, declaradas por instituições financeiras;
  • Saldos em criptoativos, informados pelas Exchanges, empresas que fazem intermediação de compra e venda de ativos digitais, como o bitcoin;
  • Atualização dos saldos de contas correntes e fundos de investimentos em 31/12/2022, para ativos que já haviam sido informados no IR 2022;
  • Inclusão de contas bancárias ou fundos de investimentos novos ou que não haviam sido informados no IR 2022;
  • Rendimentos de restituições recebidas ao longo do ano de 2022.

Como usar a declaração pré-preenchida?

Uma dúvida que tem surgido é se é possível editar os dados que são puxados pelo recurso de declaração pré-preenchida. A resposta é sim. A ferramenta vem como um facilitador no preenchimento e não como um novo tipo de declaração sem edição.

A Receita Federal não só informa que a edição pode ser feita como recomenda que o usuário faça isso em casos de inconsistências ou dados puxados errado. O órgão ainda lembra que, usando ou não o recurso, a responsabilidade pelas informações prestadas à Receita na declaração é do contribuinte.

O aplicativo do IR 2023 será disponibilizado para download no dia 15 de março. Quem usa pelo computador, pode optar pela declaração pré-preenchida já na tela inicial, seguindo os passos abaixo:

  • Abra o IRPF2023, clique em “Nova” e, depois, escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida”.
  • Em seguida, confirme se a declaração é “própria” ou se você vai fazer a declaração de outra pessoa, “por procuração”.
  • O programa responde alertando que esses recursos requerem autenticação digital e pede a confirmação do contribuinte.
  • Ao clicar em “Sim”, o programa irá direcionar para a página do sistema gov.br em seu navegador de internet. Nela, você deve informar o CPF e a senha.
  • Após a confirmação no site gov.br, retorne ao programa do IR 2023 para concluir a importação dos dados da declaração pré-preenchida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário