scorecardresearch ghost pixel



Manifestantes se revoltam e colocam fogo no banco por falta de dinheiro

Após a troca da moeda do país, o Banco Central não conseguiu emitir notas suficiente para toda a população. Isso tem gerado revolta.



A situação econômica da Nigéria vem se tornando cada vez mais preocupante. Inclusive, o estado no qual se encontra a população piorou recentemente, fazendo com que a falta de dinheiro revoltasse os cidadãos e que diversos protestos – até mesmo envolvendo fogo – acontecessem em cidades do país desde o último mês.

Leia mais: Adeus, Real? Argentina e Brasil podem criar nova moeda, a ‘Mercosul’

O movimento que antes acontecia de forma pacífica, vem se tornando cada vez mais violento.

A situação começou a perder seu rumo em novembro de 2022, quando o governo do país decidiu trocar as cédulas de sua moeda, a Naira. Segundo o presidente, Muhammadu Buhari, o objetivo da mudança era de diminuir as falsificações das notas e diminuir também a quantidade de dinheiro fora do sistema bancário.

Apesar disso, o Banco Central da Nigéria não está sendo capaz de conseguir produzir a quantidade ideal de novas notas, um fato que tem revoltado a população. Assim, os últimos dias no país foram marcados pelo aumento da tensão, visto que os cidadãos tentam sacar dinheiro nos bancos e não conseguem.

Não há moeda suficiente para todos

De acordo com as informações do governo nigeriano, as antigas notas de Naira deixaram de valer no dia 1 de fevereiro. Com isso, os cidadãos correram aos bancos para depositar as antigas cédulas e sacar as novas, contudo não há dinheiro suficiente no mercado para todos.

Devido a isso, muitos cidadãos estão passando por dificuldades, visto que a economia da Nigéria é baseada no uso do dinheiro em espécie. Sem cédulas, a população não consegue ter acesso aos itens básicos de sobrevivência, como comida. Dessa forma, grandes filas se formam nos bancos diariamente, criadas por cidadãos que buscam retirar as suas quantias. Apesar da insistência, somente mil Nairas (menos de R$ 15) são liberadas por pessoa.

Com essa situação, os cidadãos estão perdendo a cabeça e passaram a agir de maneira agressiva.

Atearam fogo nos bancos

No estado nigeriano de Delta, a população acabou depredando uma das agências bancárias que não tinha dinheiro suficiente para distribuir. Os manifestantes chegaram a colocar fogo em um banco e também em veículos que estavam estacionados.

Além disso, pessoas já tentaram invadir os escritórios do Banco Central Nigeriano, algumas estradas foram bloqueadas e jovens já queimaram pneus como forma de protesto contra a situação vivida nos últimos meses.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário