scorecardresearch ghost pixel



O que é fluxo circular de renda?

É o modelo que relaciona os dois gentes principais da economia: as empresas e as famílias. Entenda como funciona o seu diagrama, quais sãos os outros agentes no fluxo circular de renda e o que é medição agregada na economia.



O conceito pode ser definido como aquele que explica a interação que acontece entre os agentes de uma economia, por meio da macroeconomia, de maneira agregada.

Dessa forma, para o fluxo circular de renda ser representado, este modelo considera dois agentes principais. Estes são as empresas e as as famílias, os quais participam da economia. Ademais, o formato ainda leva em consideração também o governo como agente.

Assim sendo, este agentes se interagem em dois mercados distintos. São eles, o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Entenda como funcionam de maneira mais detalhada.

Mercado de bens e serviços: 

É aquele que as empresas oferecem bens e serviços, os quais são adquiridos pelas famílias;

Mercado de fatores de produção: 

É o que inclui fatores como o trabalho, a terra ou o capital. Estes são oferecidos pelas famílias, que ão contratados ou adquiridos pela empresas.

Observe como eles são apresentados no modelo circular abaixo:

Fluxo circular de renda: Como funciona o diagrama

Por meio de uma divisão da interação dos agentes em óticas diferentes é possível realizar uma medição agregada da economia. O que acontece mediante o fluxo real e o fluxo monetário.

Fluxo Real: representa a procura que as empresas realizam no mercado de fatores de produção. Além disso, correspondem também à procura que as famílias fazem no mercado de bens e serviços.

Fluxo Monetário: este segue o caminho inverso do fluxo real. Dessa forma, representa as despesas que as famílias fazem quando obtêm produtos e serviços das empresas. Enquanto isso, as empresas gastam com a contratação de fatores de produção das famílias.

Portanto, conclui-se que as famílias e as empresas também representam os os rendimentos dos agentes da economia. O que se dá pelos os gastos dos  dois estarem representados ao mesmo tempo no fluxo monetário.

 Fluxo circular de renda: Outros agentes

Há outros agentes que podem ser envolvidos no fluxo. Um exemplo é o governo, o qual tem a responsabilidade de recolher os impostos e possui gastos com subsídios, salários ou obras pública.

Além do mais, o modelo pode ainda agregar as exportações e importações. O que acontece se a economia aberta for considerada e um país se relacionar com os outros.

Medição agregada da economia

Pegando o fluxo circular de renda como base é possível perceber qual o nível de produto dos mercados agregados.  Isso acontece por haver a possibilidade de somar todos os valores da atividade econômica durante um período determinado.

Dessa forma, as despesas ou rendimentos dos agentes, ou ainda a produção das empresas da economia, são diferentes ótica de fluxo utilizadas para realizar essa medição.

Independente da ótica, o resultado alcançado será o mesmo. Na economia, ela serve para medir a atividade econômica e recebe a denominação de Produto Interno Bruto (PIB).

Portanto, quando há uma redução drástica desta atividade na economia, acontece uma recessão. No entanto, quando ocorre o inverso, a economia tem uma expansão.

Vale ressaltar que estudos como a Macroeconomia e o Keynesianismo tiveram início em decorrência do conceito de fluxo circular de renda e as suas expansões.




Voltar ao topo

Deixe um comentário