scorecardresearch ghost pixel



Mês da mulher: 5 ações de Lula que prometem mudar vida das brasileiras

Para valorizar a maior parte de seu eleitorado, Lula estabeleceu diversas medidas focadas nas mulheres que serão aplicadas a partir deste mês.



O presidente Lula mobilizou seus ministérios para que eles apresentem ações especiais para o mês da Mulher. Assim, com o intuito de dar um peso político para a data, o petista pretende realizar uma grande cerimônia nesta quarta, dia 8 de março, no Palácio do Planalto.

Leia mais: Google anuncia doação de R$ 5 milhões para mulheres empreendedoras.

Segundo os integrantes do governo, mais de 25 ações serão realizadas, coordenadas pela ministra Cida Gonçalves. Dentre as ações, está a proposta de criar o Dia Nacional Marielle Franco, além da construção de Casas da Mulher Brasileira. Há também o projeto de criação de oficinas de fabricação de absorventes em presídios femininos.

Além disso, outro ponto importante para o mandato de Lula é que o presidente foi beneficiado devido a alta rejeição de mulheres contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dessa forma, ele credita parte de sua vitória à essa fatia do eleitorado.

Medidas que serão aplicadas pelo Governo Lula

Uma das principais medidas a serem adotadas no âmbito feminino durante o Governo Lula é a apresentação de um projeto de Lei que estabeleça remuneração igual para homens e mulheres que possuem a mesma função. Vale ressaltar que a ideia foi bandeira da campanha de Simone Tebet, atualmente ministra do Planejamento.

Além disso, outro ponto enfatizado será o feminicídio, se tornando uma das prioridades do chefe do Executivo. Neste caso, um dos anúncios para março é a construção do programa “Mulher Viver, Sem Violência”, feita pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Todos os indicadores (de violência) aumentaram no último ano e em especial contra as mulheres negras, sendo necessária a retomada de investimentos em prevenção”, afirmou Tamires Sampaio, assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já no setor econômico, pela primeira vez os bancos federais são liderados por mulheres. Este é o caso do Banco do Brasil, comandado atualmente por Tarciana Medeiros, que irá ofertar linhas de crédito com condições especiais para mulheres. Na Caixa Econômica, a nova líder é Rita Serrano.

Novas viaturas e reforços das Delegacias das mulheres

No geral, 270 novas viaturas serão doadas para as Patrulhas Maria da Penha neste mês de Março. Além disso, as delegacias de atendimento à mulher terão suas estruturas reforçadas, com o intuito de trazer maior conforto e segurança para as vítimas de crimes contra as mulheres.

No geral, algumas das ações especiais do mês das mulheres são:

  1. Dia Nacional Marielle Franco contra violência política;
  2. Construção de Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior dos estados;
  3. Programa Empreendedoras Tec para empresas e projetos tecnológicos comandados por mulheres;
  4. Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade;
  5. Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais focados na prevenção à violência e à criminalidade contra mulheres.




Voltar ao topo

Deixe um comentário