Mocinho que é vilão: ESTE adoçante pode provocar problemas cardíacos

Um adoçante muito famoso e amplamente utilizado pode contribuir para o surgimento de doenças cardíacas no ser humano; veja qual é.



Um novo estudo do especialista Stanley Hazen, diretor do Centro de Diagnóstico e Prevenção Cardiovascular do Instituto de Pesquisa Lerner da Cleveland Clinic, descobriu algo chocante. De acordo com os dados, o substituto do açúcar eritritol está ligado a coágulos sanguíneos, derrame, ataque cardíaco, miocárdio e até morte.

Veja também: O PODER do café na saúde do coração: ele reduz até o risco de AVC

O ingrediente é usado para adoçar alimentos diets. No entanto, ele pode ajudar a aumentar o risco de doenças cardíacas. Pacientes diabéticos podem apresentar duas vezes mais riscos de apresentar um problema de coração.

As primeiras investigações feitas com animais determinaram que o eritritol parecia facilitar a coagulação das plaquetas sanguíneas. Considerando que, os coágulos podem se soltar e atingir o coração, causando um ataque cardíaco, ou o cérebro, provocando um derrame.

Ainda é necessário aprofundar o estudo e os conhecimentos a respeito do adoçante. Mas é possível garantir que o uso dele tende a não ser sinônimo de saúde, como alguns apontam.

Adoçante que pode substituir o açúcar de forma saudável

Confira agora alguns dos principais adoçantes que podem substituir o açúcar refinado comum na dieta. Lembre-se apena de consultar um médico ou especialista antes de provocar alguma mudança alimentar.

1 – Estévia

Talvez um adoçante entre os mais comuns que podem ser encontrados como alternativa ao açúcar, é a estévia. Muitos refrigerantes zero, inclusive, utilizam ela para dar o gosto adocicado à bebida. Por incrível que pareça, a estévia pode ser 100 vezes mais doce do o açúcar, quando comparadas as mesmas quantidades. A grande vantagem está na quantidade de calorias consideravelmente menor.

2 – Xilitol

O Xilitol é um adoçante que tem como vantagens prevenir a deterioração dentária e combater as cáries. O mais benéfico do xilitol em comparação ao açúcar está no fato de o adoçando não elevar a quantidade de glicose no sangue. No entanto, há um porém no uso do xilitol. Ele deve ser consumido com moderação, pois pode causar alterações intestinais e gástricas, como cólicas, diarreia e acúmulo de gases.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário