scorecardresearch ghost pixel



Cérebro jovem e saudável: segredo pode estar NESTAS 6 vitaminas

Conheça as vitaminas que mais são importantes para o funcionamento do seu cérebro. A boa notícia é que elas estão nos alimentos que comemos.



As vitaminas do complexo B são importantes para manter o cérebro saudável e jovem, de acordo com um estudo da Wayne State University School of Medicine. A falta dessas vitaminas na dieta pode estar associada a doenças como depressão, demência e deficiência mental. 

Veja também: Alarme! Descubra os sintomas sérios que indicam falta de vitamina D no seu corpo

Existem oito vitaminas do complexo B diferentes, cada uma com seus próprios benefícios à saúde. Ou seja, é importante que o plano alimentar seja personalizado para atender às necessidades exclusivas de cada indivíduo.

Vitaminas do complexo B beneficiam o cérebro

A B1, encontrada em legumes, é importante para o funcionamento celular e o metabolismo de nutrientes para gerar energia. Já a B2, que está em iogurtes, legumes e salmão, ajuda a produzir energia, quebrar gorduras e auxiliar em reações importantes do corpo e do cérebro. 

A B3, presente em legumes e no salmão, trabalha com mais de 400 tipos de enzimas, produzindo materiais importantes como colesterol e gordura. Além disso, é um antioxidante que ajuda a combater inflamações.

Por sua vez, a B5 é fundamental para produzir compostos moleculares que ajudam as enzimas a construir e quebrar ácidos graxos para obtenção de energia. A B6 previne doenças, enquanto a B7 regula a comunicação celular e a B9 estimula a desintoxicação celular. Por fim, a B12 é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e DNA e apoia o desenvolvimento do sistema nervoso.

Onde encontrar essas vitaminas?

  1. Vitamina B1: feijão e lentilha
  2. Vitamina B2: iogurtes, legumes e salmão
  3. Vitaminas B3 e B6: legumes e salmão
  4. Vitamina B5: legumes e sementes de girassol
  5. Vitamina B7: ovos
  6. Vitaminas B9 e B12: iogurtes e salmão

Dessa forma, priorize uma alimentação variada e rica em legumes para que seu cérebro seja beneficiado com essas vitaminas importantes para seu organismo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário