Não é coisa de vó: gengibre deixa o corpo ‘armado’ contra bactérias, diz estudo

Estudo comprovou que o gengibre atua fortalecendo o sistema imunológico e o deixando em alerta para combater doenças infecciosas.

Basta ficar doente que uma avó mais tradicional já oferece uma vasta gama de opções naturais para curar o mal-estar. Um dos ingredientes mais utilizados nessa hora é o tradicional gengibre, seja em chás, como tempero ou mesmo cru.

Veja também: Vive doente? Estas atitudes podem estar jogando sua imunidade ralo abaixo

Um estudo recente da diretora do Instituto Leibniz, da Alemanha, Veronika Somoza, mostrou que o gengibre realmente aumenta as defesas do corpo. O principal composto dessa raiz chamado de gengirol deixa o sistema imunológico alerta. Isso faz com que os glóbulos brancos se tornam mais aptos a prevenir infecções de bactérias, por exemplo.

Estudo levou em conta o consumo de chá de gengibre

O gengirol é justamente o composto que existe no gengibre e que causa a ardência na boca da pessoa. No estudo de Somoza, a cientista percebeu que o composto acessa o sangue da pessoa entre 30 a 60 minutos depois do consumo de 1 litro de chá de gengibre. O gengirol foi encontrado em concentrações plasmáticas de aproximadamente 7 a 17 microgramas por litro de sangue.

A substância do gengibre foi encontrada especialmente em leucócitos chamados de neutrófilos e que correspondem entre 60% e 70% dos glóbulos brancos. Eles são as primeiras células do sistema imunológico liberadas em casos de infecções, por exemplo.

Sistema imune agiu de forma mais eficaz

Além de preparar o sistema imunológico para combater ameaças, o gengibre fez as células brancas agirem 30% mais fortemente por conta do gengirol.

“Nossos resultados suportam a suposição de que a ingestão de quantidades comuns de gengibre pode ser suficiente para modular as respostas celulares do sistema imunológico. No entanto, ainda existem muitas questões não respondidas nos níveis molecular, epidemiológico e médico que precisam ser abordadas com a ajuda de pesquisas modernas sobre alimentação e saúde”, disse a pesquisadora sobre o assunto.

Novos estudos devem se basear nas descobertas apontadas no estudo abordado aqui. Ele servirá como base de aprofundamento sobre os efeitos positivos do gengibre para a saúde humana.