Não é mais sorvete o que o McDonald’s vende no Brasil; saiba o que é

Mesmo tendo deixado de vender sorvete em todas as unidades brasileiras, muitos clientes ainda não conseguiram perceber a troca feita pela rede.



Um dos hábitos de muitos brasileiros ao passear no shopping é comprar a famosa casquinha do McDonald’s para apreciar enquanto realiza suas compras.

Leia mais: ESTES estados têm o Big Mac mais caro e mais barato do Brasil

No entanto, a maior rede de fast food do mundo, deixou de vender sorvete em todas as suas lojas e quiosques brasileiros. A grande maioria dos clientes não percebeu a mudança, já que a rede substituiu o doce por um mistura semelhante ao ofertado anteriormente.

Se o McDonald’s não está vendendo sorvete, o que é então?

Mesmo parecendo ser uma pegadinha, a troca feita pelo McDonald’s é verdadeira. Assim, as lojas do fast food no Brasil não estão mais vendendo sorvete para seus consumidores, mas sim uma massa gelada. Assim, o novo produto possui aparência e sabor extremamente semelhantes ao sorvete servido anteriormente, porém com muitas diferenças.

Dentre os motivos alegados pelo McDonald’s para a realização da troca, está a cobrança de impostos sobre o produto. Ao trocar o item comercializado, a empresa conseguirá ter maior lucro sobre as vendas da sobremesa, visto que irá pagar menos imposto sobre a nova mistura.

Quais os impostos cobrados sobre o sorvete?

Mesmo surpreendendo os consumidores, o McDonald’s não é a primeira empresa a realizar essa troca para fugir da cobrança de impostos. Dentre os exemplos de outras marcas que realizaram o mesmo tipo de troca do produto, está a Lacta com o Sonho de Valsa, que deixou de ser vendido como bombom e passou a ser comercializado como wafer.

As mudanças pelas empresas se deram devido às taxas que estão sendo cobradas em seus produtos, com maior destaque para o ICMS, PIS e IPO. Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles.

ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias Livre (ICMS) é cobrado pelos estados e pelo Distrito Federal, com suas regras sendo estabelecidas de acordo com o estado. Desse modo, os valores cobrados pelo ICMS podem variar de acordo com o local de instalação da unidade da empresa.

PIS

Diferentemente do ICMS, o Programa de Integração Social (PIS) é um imposto federal. Assim, o tributo é recolhido das empresas privadas, como no caso do McDonald’s e da Lacta. Os valores pagos por elas são destinados ao fundo de financiamento das questões trabalhistas, como o seguro-desemprego e o abono do PIS/Pasep.

IPI

Por fim, o Imposto dobre Produtos Industrializados (IPI) ocorre de forma indireta, visto que sua tributação é repassada para a mercadoria. Ademais, o responsável pela cobrança e recolhimento do imposto é o Governo Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário