Nas redes sociais, é comum encontrar várias tendências de desafios, que muitos costumam replicar em casa, sem considerar as consequências. Infelizmente, em meio a tanto conteúdo, você pode ser levado ao engano, mesmo que a intenção seja solucionar um problema doméstico. Entre os últimos vídeos que viralizaram no TikTok, a dica de como conservar abacate aparenta ser mais um truque normal, só que aumenta os riscos de certas doenças.
Veja também: Conhece o chá de folha de abacate? Veja como fazer a bebida poderosa
Desafios do TikTok podem ser perigosos
O TikTok é uma plataforma de mídia social popular que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos curtos. Muitos desses conteúdos envolvem desafios, que podem variar de inocentes a perigosos. Infelizmente, parte deles acabam propagando ideias perigosas, como a ideia de que o abacate deve ser conservado submerso na água.
Porque colocar abacate na água é arriscado?
Algumas pessoas acreditam que colocar um pedaço de abacate em um copo de água pode ajudar a amadurecer a fruta mais rapidamente. No entanto, isso é um mito, e costuma ter consequências ruins. Quando o abacate é colocado na água, ele libera uma substância química chamada etileno, que acelera o processo de amadurecimento. Com isso, também ocorre a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde.
Dica viral do TikTok não considera risco de contaminação
Isso acontece porque a água acaba removendo a camada protetora natural do abacate, tornando-o mais suscetível a bactérias e mofo. Essa situação pode resultar em intoxicação alimentar e outras doenças relacionadas à ingestão de alimentos estragados. As principais bactérias são a salmonella e listeria, que causam enjoos, diarreia e até intoxicações de graus elevados.
O abacate precisa ser mantido em um local seco e arejado
Dessa maneira, é recomendado que o abacate seja deixado para amadurecer naturalmente em temperatura ambiente e longe de alimentos ou substâncias que possam contaminá-lo. Evite o excesso de umidade, isso inclui dispensar o uso de refrigeradores elétricos, como a geladeira. E ao perceber que a fruta amadureceu, consuma o quanto antes, na intenção de evitar o bolor. Por fim, tenha cuidado com qualquer informação compartilhada na internet.