Recentemente, vários tipos de golpe que são dados pela internet têm se diversificado, visto que os criminosos estão utilizando novas estratégias para aplicá-los. O Sistema Valores a Receber (SVR) se tornou alvo novamente dos estelionatários, mas agora ele envolve um recall de cartões de crédito. Fique atento e veja os detalhes da tramoia.
Leia mais: Valores a receber: como obter as contas nível ouro, prata e bronze para sacar?
O Banco Central (BC) passou por problemas anteriores nos quais os enganadores usaram a imagem do órgão para enviar links falsos às vítimas para que elas resgatassem o “dinheiro esquecido” por PIX. Com isso, o autarquia emitiu um alerta para conscientizar a população sobre os riscos dessas práticas fraudulentas.
Veja como se proteger ao longo do texto.
O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), Daniel Dias, analisa que os golpistas estão claramente se aproveitando dos assuntos em alta na mídia para enganar os brasileiros. A Polícia Civil de São Paulo também divulgou um alerta sobre a questão.
Como funciona o golpe com os cartões de crédito?
Nessa nova fraude, vídeos que circulam pela internet informam que pessoas que utilizaram o cartão de crédito em 2022 ou há três anos teriam direito aos valores a receber. O vídeo ainda explica que as pessoas teriam esse dinheiro por causa das altas taxas que foram cobradas pelo governo, que agora estaria devolvendo as quantias.
Ainda é exibido um tutorial que ensina a “resgatar os valores” quando, na verdade, levam as vítimas a clicar em links onde irão revelar os seus dados bancários.
O golpe anterior usava das mensagens compartilhadas em redes sociais, que noticiavam que o resgate já estava disponível, mesmo antes do Banco Central liberar o serviço. Em nota, a instituição destaca que não envia links, muito menos entra em contato com clientes. Todos os serviços não apresentam custos.
Além disso, eles nunca solicitarão senhas bancárias.
Ao clicar nesse links, a vítima pode instalar um vírus em seu aparelho que acaba sendo usado pelos bandidos para controlar o celular a distância, o que os leva a roubar dados importantes.
Como se proteger?
O sócio-gerente da empresa Daryus, Cláudio Dodt, indica para que todos evitem os links suspeitos em mensagens de texto, e-mail ou redes sociais. Devem devem sempre estar atentos ao receber mensagens de pessoas desconhecidas ou de alguma outra organização.
Nesse último caso, é importante entrar em contato com as empresas pelos canais oficiais de comunicação. Também é fundamental ativar a autenticação em duas etapas em todas as contas e serviços que disponibilizem essa funcionalidade, o que torna a invasão de contas mais difícil para os golpistas.
Por fim, é importante se educar sobre assunto, além de ter cautela ao compartilhar dados bancários.