scorecardresearch ghost pixel



Valores a receber: como obter as contas nível ouro, prata e bronze para sacar?

Contas no Gov.br são divididas em três níveis de segurança. Com eles, é possível acessar diversos serviços do governo. Veja como consultar seu dinheiro.



Desde a última terça-feira, 7, milhares de brasileiros já estão podendo consultar e receber orientações para o saque do “dinheiro esquecido” por meio do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC). A entidade aponta que aproximadamente 643 mil pessoas têm mais de mil reais para resgatar. Para isso, qual é o seu nível no Gov.br?

Leia mais: Saque do dinheiro esquecido liberado: veja se você tem valores a receber

Para acessar o Sistema Valores a Receber e verificar a quantia disponível, é importante que o usuário faça login por meio de sua conta Gov.br. Agora, um detalhe que chama atenção é que essa conta precisa ser de níveis ouro e prata para que o usuário tenha acesso a todos os benefícios. Você sabe o que são essas categorias?

Entenda melhor ao longo do texto.

O que são os níveis bronze, prata e ouro?

Ao tentar reaver o dinheiro pelo recurso do Banco Central, é provável que a seguinte mensagem tenha aparecido na tela: “O nível da sua conta gov.br é bronze e não permite consultar e solicitar valores a receber. Para isso, aumente o nível para prata ou ouro”.

Essas categorias são os níveis de segurança de cada conta. O login no Gov.br é um serviço que foi lançado em 2019 e é uma identificação segura que comprova em meios digitais quem está usando o sistema. Segundo explica o governo, as contas bronze servem para acessar serviços digitais menos sensíveis. Com o nível prata, é possível entrar em diversos serviços digitais. Com o ouro, o usuário poderá ver qualquer serviço digital, sem restrição de acesso.

Em resumo, além da conta fazer parte do processo envolvendo os valores a receber, qualquer cidadão brasileiro poderá usar essa ferramenta para consultar dados importantes como CPF, CNH, obter informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e acessar à certidão para saque de PIS.

Cada tipo de conta tem um nível de segurança distinto

Como é possível perceber, cada tipo de conta exibe algumas diferenças.

A conta bronze permite ao usuário acessar serviços do Gov.br sem adicionar senhas, somente colocando a biometria do celular. Também é possível fazer cadastros e prova de vida em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e validar dados em postos do Denatran.

Já as funcionalidades da conta prata abrangem mais itens, como ativar o função de autenticação em duas etapas, trazendo mais segurança; utilizar serviços públicos que pedem maior grau de confiabilidade; visualizar documentos digitais, entre outras coisas. A categoria ouro é nível máximo de segurança.

Ela contém todas as funções e menos restrições nos serviços acessados.

Como conseguir alcançar cada nível?

Para conseguir a conta bronze, basta se cadastrar no sistema do Governo Federal. Para subir aos níveis, é preciso estar atento à lista de selos de confiabilidade, que pode ser acessada dentro da área de segurança do seu perfil.

Para atualizar o nível para o prata, os itens que mais auxiliam são o cadastro via Sigepe, cadastro por validação biométrica do Denatran e por Internet Banking em bancos como Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.

Já para chegar ao nível ouro, os itens da lista de confiabilidade incluem cadastro por validação biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e certificado digital, validado de acordo com as critérios da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BRASIL).

É possível mudar de nível, ter acesso a vários recursos, além de conseguir resgatar o “dinheiro esquecido”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário