scorecardresearch ghost pixel



O outono vem aí: brasileiros podem esperar muita chuva e frente fria

Com a chegada do outono, as temperaturas prometem cair em parte do país, além da diminuição das chuvas volumosas.



O outono brasileiro se inicia às 18h25 desta segunda (20). Assim, essa transição entre a época mais úmida e a época mais seca e fria do ano irá começar com chuvas volumosas e um avanço considerável da frente fria. Até o momento, as características do verão ainda se farão presentes nos primeiros dias do outono.

Leia mais: Para evitar desperdício, lei obriga reaproveitamento da água do esgoto e das chuvas

Dessa forma, há possiblidade de chuva em grande parte do país. Com isso, os maiores acumulados são esperados entre Pernambuco e Paraíba neste início. No entanto, a chuva também poderá ganhar intensidade entre o fim da tarde e a noite em áreas do Centro-Oeste, como no norte e leste de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Frente fria e tempo seco

Já no Rio Grande do Sul, mesmo com o avanço da frente fria, ainda há previsões para chuvas. Ela continuará ocorrendo de modo isolado e sem acumulados significativos em todo o estado. Ao que se espera, a condição é aguardada também para grande parte do Paraná.

Em contrapartida, o tempo seco segue sendo destaque para grande parte de Santa Catarina, com pouca previsão de chuva ao longo do dia. A previsão indica tempo seco entre o norte de Minas e o centro da Bahia, marcando o primeiro dia do outono nessa regiões. Desta forma, as mesmas condições são esperadas para Roraima e noroeste do Pará.

Por fim, o outono brasileiro permanece até o dia 21 de junho, dando uma folga no calor para alguns brasileiros. Com isso, os moradores das regiões de maior altitude do Sudeste e do Sul do país irão contar com temperaturas mais baixas, que prometem refrescar o grande calor da última estação. Já para as demais áreas do país, haverá uma redução do nível das chuvas, proporcionando um tempo mais seco.




Voltar ao topo

Deixe um comentário