scorecardresearch ghost pixel



O que acontece com o corpo ao cortar a cafeína é algo INACREDITÁVEL

Se você é uma daquelas pessoas que não vive sem uma xícara de café de manhã, precisa entender o que acontece caso seja necessário cortar a cafeína.



O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo, e a bebida faz parte da cultura brasileira. O consumo da bebida no país é alto, sendo uma das bebidas mais populares entre a população. A iguaria é servida em diversos locais, como cafeterias, padarias, restaurantes e em casa. Dessa forma, você consegue encontrá-lo por toda parte, mas o que acontece se alguém parar de consumir cafeína de uma vez por todas? 

Veja também: O melhor substituto do café: depois de conhecê-lo, será difícil voltar atrás

Outros alimentos e produtos com cafeína

A cafeína é uma substância presente em diversos alimentos e bebidas além do café, como chás, refrigerantes, chocolate, energéticos e alguns medicamentos. É importante lembrar que em excesso, ela pode ter efeitos negativos na saúde, aumento da ansiedade, insônia e alterações no ritmo cardíaco. Ainda sim, o café é o maior responsável pelas altas doses do componente no sangue.  

Você vai ficar mais relaxado se não tomar café

Você provavelmente vai se sentir bem mais relaxado após reduzir o consumo de café, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e potencializa a ansiedade e o nervosismo. No entanto, doses moderadas são essenciais, melhorando o desempenho do metabolismo, ao reduzir o risco de doenças cardiovasculares. 

Quais os principais riscos de ficar sem beber café?

Ao parar de beber café, alguns indivíduos começam a sentir sintomas de abstinência, como dor de cabeça, irritabilidade e fadiga. Além disso, é importante lembrar dos seus benefícios: proteção contra algumas doenças: Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer. Lembre-se que isso vale ao dispensar o açúcar e versões ultra processadas da bebida. 

Beba café com moderação

Como qualquer alimento ou bebida, o consumo excessivo de café prejudica o funcionamento do organismo. Recomenda-se uma medida de até 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a cerca de quatro xícaras. Crianças, grávidas, lactantes e enfermos precisam redobrar o cuidado com a exposição à cafeína, pois o corpo fica mais sensível, exigindo supervisão médica. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário