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O que é a ‘mordida do leão’? Entenda a história por trás do símbolo do Imposto de Renda

Imagem do leão foi escolhida para uma campanha publicitária com o intuito de divulgar o programa de Imposto de Renda. Entenda a história!



O Imposto de Renda é uma obrigação tributária que, todos anos, os cidadãos de vários países precisam cumprir, incluindo o Brasil. Por aqui, um dos aspectos mais curiosos desse processo é o uso de um leão como símbolo. Embora possa parecer estranho associar um animal selvagem ao fato de pagar impostos, a escolha do rei da selva como referência não foi à toa e garante uma história interessante que já tem mais de 40 anos.

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Tudo começou em 1979. Nos últimos meses desse ano, a Receita Federal solicitou que a agência DPZ criasse uma campanha publicitária para promover o programa de Imposto de Renda com o objetivo de aumentar a arrecadação.

A estratégia central era encontrar maneiras de divulgar o programa de forma ampla e persuasiva.

Depois de analisar todo esse processo de como funcionaria a divulgação, os profissionais estabeleceram que o uso da imagem do leão seria uma boa figura para se relacionar ao imposto. A partir disso, o pintor e publicitário espanhol José Zaragoza ficou responsável pela elaboração do desenho.

A primeira versão da campanha e do desenho foi vinculada em 1980 e fez a sua primeira aparição de forma inédita por meio de uma entrevista na TV. Um vídeo publicado no canal do YouTube da Receita Federal mostra ele rugindo, com o jornalista “interpretando e traduzindo” tudo que ele está dizendo.

A frase que finaliza o registro diz “o leão é manso e justo para quem faz tudo direito” e chama a atenção das pessoas.

Por que o leão foi escolhido como símbolo?

De acordo com os esclarecimentos do órgão, um dos primeiros aspectos a serem considerados é que o leão é conhecido como o rei dos animais, porém a sua natureza não é de atacar sem avisar. Essa característica também está presente durante os períodos de declaração que são sempre informados à população.

O animal geralmente é dócil, mas não é ingênuo, e ainda tem um senso de justiça e lealdade. Todas essas particularidades também chamou atenção de outras companhias, que passaram a usar o slogan “o leão é manso, mas não é bobo”. A ideia deu tão certo que o bicho começou a fazer parte do vocabulário brasileiro.

Então acabou sendo incluído nos dicionários mais populares, como o da Academia Brasileira de Letras. Nele, é possível ver a definição de leão como a figura responsável pela arrecadação do imposto.

O que vale ressaltar é que a Receita Federal deixou de usar a imagem do animal nas campanhas, mas a imagem foi fixada no imaginário do brasileiro, que lembra até hoje do animal quando o assunto é a declaração.




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