scorecardresearch ghost pixel



Pé na Europa: sobrenomes brasileiros indicam raízes europeias; procure o seu

Por causa da nossa história de colonização, muitos brasileiros têm origens europeias. Uma prova disso está nos sobrenomes.



Muitos brasileiros têm origens europeias devido à história da colonização do nosso país. Quando os portugueses chegaram aqui em 1500, eles fundaram a maior colônia do império português. O resultado disso é muito presente ainda hoje. Veja quais são os sobrenomes que indicam as suas raízes europeias.

Leia mais: Você é da realeza e não sabe! 6 sobrenomes de famílias poderosas no passado

Por muitos séculos, o Brasil foi uma colônia de exploração, o que significa que os portugueses estavam principalmente interessados em extrair diversos recursos naturais, como o pau-brasil, que deu nome à nossa terra. Isso inclui também a cana-de-açúcar, o ouro, diamantes e muito mais.

Origens europeias dos brasileiros

Durante todo esse período de colonização, um grande número de imigrantes portugueses veio para cá, por isso, passaram a formar famílias e comunidades inteiras em nosso país. É por isso que ainda hoje temos uma presença tão significativa da cultura e da população portuguesa no Brasil!

Além dos portugueses, recebemos imigrantes de várias nações, como Itália, Alemanha, Espanha, Polônia e muitas outras. São pessoas que buscaram oportunidades econômicas em nosso país e encontraram um povo muito acolhedor, além de solo fértil para o crescimento que tanto buscavam.

Diante dessa mistura de culturas, não é difícil imaginar que muitos brasileiros têm origens europeias. Uma das formas de confirmar isso é por meio dos sobrenomes. Veja quais são os mais comuns.

Pereira: originário de Portugal e relacionado ao cultivo de peras, uma fruta tão comum em terras portuguesas;

Camargo: mais usado na região da Espanha, especificamente no Vale de Camargo, na Cantábria;

Carvalho: um sobrenome de origem ibérica que representa longevidade e resistência, além disso, está relacionado à árvore de carvalho;

Fernandes: significa “filho de Fernando” e era amplamente utilizado na Idade Média, em Portugal e na Espanha;

Nogueira: tem origem na região de Torre de Nogueira, Portugal. Se refere a uma árvore que produz amêndoas ou nozes;

Macedo: faz referência a alguém que vem de uma região rica em macieiras, também em Portugal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário