scorecardresearch ghost pixel



Open Finance traz mais rapidez às compras online com Pix

Tecnologia de Iniciação de Pagamentos deve ganhar força e surgir como um aliado do e-commerce; Entenda.



No mês de fevereiro, o Open Finance completou dois anos. O sistema de dados bancários abertos, criado pelo Banco Central é peça importante no processo de digitalização da economia brasileira. Agora, algumas das vantagens do sistema começam a impactar diretamente o consumidor final: a chama “iniciação de pagamentos” promete tornar as compras no Pix ainda mais rápidas e simples.

Leia mais: Cartão de débito ganhará função igual a do PIX e comerciantes comemoram

Na prática, o modelo de pagamento une a conexão de dados entre os bancos e os ambientes online de compras, conhecidos como e-commerces.

Novidades em compras virtuais

Vale lembrar que, hoje, as compras online via Pix dependem de ações ativias do usuário, como por exemplo, ler um QR Code, copiar um código, abrir o aplicativo do banco, para então acessar a área do Pix. Após o pagamento também é necessário enviar manualmente o comprovante da transação.

Agora, o uso da iniciação e pagamento pretende eliminar todo esse passo a passo. Desta forma, espera-se mais velocidade e simplicidade no pagamento, tornando o comprador mais “passivo” no processo de compra devido a automatização.

Em suma, o comprador escolherá um banco e imediatamente o valor sofre transferência para o aplicativo. Assim, ao realizar login, o usuário já é direcionado para a área Pix, já com todas as informações completas, sendo necessário apenas aceitá-las. Os ganhos de tempo são igualmente importantes. A expectativa é que a ação reduza em 50% o tempo para uma transação via Pix em e-commerce.

A projeção é que, ainda este ano, 20% de todas as transações com o sistema usem a iniciação de pagamentos.

Outras transações

Também há a expectativa de que o Banco Central planeje a tecnologia para outros modelos de pagamento, como boletos, TED, débito em conta e cartão de crédito. Contudo, o foco inicial é mesmo o Pix.

O movimento deve ganhar mais força ainda este ano, por conta das melhorias tecnológicas realizadas por bancos e fintechs em 2021 e 2022, permitindo que essa implementação seja mais barata, assim como simples.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário